Pesquisa e Inovação

E-book reúne conceitos-chave da área de linguagem e tecnologia na linguística aplicada

Material foi elaborado por mestrandos e doutorandos, sob a coordenação de professor da Fale

vf
Publicação é destinada a professores e estudantes do campo dos Estudos da Linguagem Capa

Está disponível para download gratuito o e-book Keywords: termos e conceitos de linguagem e tecnologia na linguística aplicada, organizado pelo professor Ronaldo Corrêa Gomes, da Faculdade de Letras (Fale). Trata-se de um glossário colaborativo e multimodal de termos e conceitos-chave da área de linguagem e tecnologia na Linguística Aplicada.

O material foi elaborado por mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina Perspectivas contemporâneas em linguagem e tecnologia, ministrada no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) no primeiro semestre de 2021, como atividade de conclusão da disciplina.

De acordo com Ronaldo Gomes, o e-book é destinado a professores e estudantes do campo dos Estudos da Linguagem. O verbete multimodal apresenta o termo ou expressão selecionada (em português), a explicitação de possíveis diferenças em traduções para outros idiomas, sua definição, uma breve contextualização ou problematização, referências ao seu histórico de pesquisa e à aplicação na prática pedagógica.

“Além disso, o material traz ilustrações que cooperam para a sua compreensão. Elas podem ser apresentadas na forma de imagens, áudios, vídeos, hiperlinks ou outro recurso de natureza gráfica ou audiovisual. Por fim, referências bibliográficas e remissões a outros verbetes relacionados”, detalha o professor.

Processo de trabalho
Os termos mais destacados nas discussões ao longo do semestre foram selecionados pelos estudantes, que produziram seus textos com base nas orientações da atividade. Em seguida, foi realizada uma rodada de edição, em que todos os grupos puderam ler, comentar e tecer considerações sobre os textos dos colegas, que foram revisados e aprimorados após essa etapa de edição colaborativa.

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras