Arte e Cultura

ECI lança chamada para iniciar projeto de ocupação artística de suas dependências

Concurso é aberto a estudantes, que deverão enviar propostas de grafites sobre diversidade étnica

Fachada do prédio da Escola de Ciência da Informação (ECI), campus Pampulha
Espaços da Escola de Ciência da Informação (ECI), campus Pampulha, receberão as intervenções artísticasFoto: Lucas Braga|UFMG

A Escola de Ciência da Informação (ECI) está com inscrições abertas para a seleção de intervenções em artes visuais em suas dependências, na modalidade grafite. Estudantes da graduação e pós-graduação, regularmente matriculados na UFMG, podem se inscrever com propostas que atendam ao tema Questões socialmente vivas: diversidade étnica brasileira.

O objetivo da chamada, que dará apoio estudantil de até R$ 3,5 mil ao proponente vencedor, “é iniciar um projeto de ocupação artística e cultural nas dependências da ECI e referenciar as áreas de conhecimento dos três cursos de graduação ofertados pela Escola”. Cada candidato poderá inscrever uma única proposta para ser apresentada em muros, paredes, painéis, tapumes e afins, com área de, aproximadamente, dez metros quadrados.

Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 22 de junho e deverão ser realizadas por meio do e-mail dir@eci.ufmg.br. O interessado deve anexar os seguintes documentos: ficha de inscrição (Anexo I do edital), cópia de comprovante de endereço da residência, com data do ano de 2023, cópia da carteira de identidade e do CPF, comprovante de matrícula na UFMG, descrição do projeto (texto conceitual, recursos necessários e cronograma de execução), a ilustração do projeto “intervenção artística” e o  seu portfólio.

Ainda conforme o edital, ao se inscrever, o proponente autoriza a divulgação de sua imagem e trabalho na mídia, bem como em materiais de divulgação a serem produzidos, tais como folders, folhetos, cartazes, vídeos institucionais e spots de rádio. A cessão de imagem não prevê qualquer remuneração ao artista.

Todos os materiais necessários para a execução do projeto selecionado, como pincéis, rolos de pintura, além dos equipamentos de segurança, ficarão sob a responsabilidade do proponente selecionado.