Notícias Externas

Economista Laura Carvalho lança o livro 'Valsa brasileira' em evento na Face

Autora analisa a 'montanha-russa' em que se transformou a economia na última década

Laura Carvalho lança primeiro livro
Laura Carvalho: democracia cabe no orçamentoFacebook da autora

A economista Laura Carvalho, professora da USP, lança, nesta quinta-feira, dia 7, o livro: Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. O evento, organizado pelo Corecon Acadêmico (representação estudantil do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais) e pelo Diretório Acadêmico da Face, será no auditório 3 da Unidade, no campus Pampulha, a partir das 17h.

Reprodução
Reprodução

No livro, ela mostra como, de 2006 a 2017, a economia brasileira viveu momentos de altos e baixos. Do segundo mandato de Lula ao impeachment de Dilma Rousseff, o país passou por alguns dos anos de maior prosperidade de sua história, mas também viveu uma crise sem precedentes. 

Segundo a autora, os obstáculos para a continuidade do crescimento inclusivo de 2006 e 2010 eram superáveis, mas optou-se por fazer deles pretexto para uma malsucedida mudança de rumo. Laura Carvalho também propõe uma nova agenda, partindo do princípio de que o aprofundamento da democracia cabe no orçamento. A tese é simples: uma agenda para todos, que não tema os investimentos públicos nem o Estado do bem-estar social.

Em palestra realizada em Belo Horizonte, em novembro de 2016, também a convite do DA Face, a economista falou sobre os impactos da então PEC 95 (teto dos gastos públicos), hoje Emenda Constitucional 55, e a crise fiscal brasileira.

Laura Carvalho é doutora em economia pela New School for Social Research e professora da Faculdade de Economia e Administração da USP. É colunista do jornal Folha de S.Paulo para o qual escreve às quintas-feiras.