Ecossistema maduro potencializa inovação na UFMG

Ambiente integrado oferece instrumentos para que a pesquisa se transforme em produto

Laboratório de Bromatologia
Laboratório de Bromatologia do ICA, onde são realizadas análises de alimentos da dieta animal Lucas Braga / UFMG

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG desenvolveram um processo para vacina recombinante contra a leishmaniose visceral canina, do qual resultou a Leishtec, única aprovada pelo Ministério da Agricultura para o mercado brasileiro. Produzida hoje pela empresa Ceva, a Leishtec gera royalties para a UFMG e é parte de um caminho que levou, por exemplo, à criação do Centro de Tecnologia em Vacinas (CT Vacinas). Casos de sucesso como esse têm-se multiplicado na Universidade e beneficiado significativamente a sociedade brasileira, nas áreas mais diversas – de medicamentos a sistemas baseados em inteligência artificial, passando por softwares e produtos de desenho industrial, entre outras.

Tecnologias e processos inovadores tiram partido de décadas de trabalho realizado por milhares de pesquisadores, mas também de um ecossistema dedicado à inovação na Universidade, que integra a Administração Central a estruturas como a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fundep).

Segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a UFMG tem um sistema maduro e integrado, que oferece suporte de gestão para ações de empreendedorismo, aceleração de startups, proteção da produção científica e licenciamento de tecnologias. “A UFMG foi a primeira universidade brasileira a regulamentar o Marco Legal da Inovação, estabelecendo, assim, uma política institucional para a área”, lembra Sandra Goulart, referindo-se à resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovada no fim de 2017. Instituído em janeiro de 2016, o Marco Legal não é autoaplicável, o que exige que cada instituição de pesquisa faça a sua própria regulamentação.

O sistema de inovação da Universidade é tema da principal reportagem da edição 2.076 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.