Notícias Externas

Edição 04/07/2012 Jornal UFMG

Cobertura das Eleições 2012 A: Mais um capítulo da novela envolvendo a corrida à Prefeitura de Belo Horizonte. Por unanimidade, a executiva nacional do PT decidiu indicar o ex-ministro de Combate à Fome Patrus Ananias para concorrer ao executivo municipal. Vice-prefeito Roberto Carvalho, que chegou a registrar candidatura no Tribunal Regional Eleitoral, se reúne hoje com presidente do partido para decidir seu futuro nas eleições 2012. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

COBERTURA ELEICOES - NOME DO PATRUS NAS ELEICOES - 04-07-2012.mp3

Cobertura das Eleições 2012 B: O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e líderes partidários descartaram nesta terça-feira a votação de uma Proposta de Emenda à Constituição que institua o amplo voto aberto no Congresso. Enquanto isso, aqui em Belo Horizonte, vereadores aprovaram ontem, em segundo turno, a proposta que acaba com o voto secreto em qualquer tipo de votação no plenário. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

COBERTURA ELEICOES - VOTO ABERTO - 04-07-2012.mp3

Meio Ambiente: Toda quarta-feira, como você sabe, é dia da nossa coluna sobre meio ambiente, assinada pelo fundador do projeto Manuelzão, professor Apolo Heringer. Hoje, nosso colunista, opinou sobre a campanha lançada pelo governo do Estado, juntamente com o senador Aécio Neves, em defesa do aumento no valor dos royalties dos minérios recebido por Estados e municípios. Eles reivindicam que o valor repassado pelas mineradoras passe de três por cento de seu faturamente líquido pela exploração de recursos minerais para quatro por cento de seu faturamente bruto. Confira a conversa com nosso colunista, professor Apolo Heringer. Ouça entrevista concedia à jornailsta Fernanda Sabino.

MEIO AMBIENTE - ROYALTIES DOS MINERIOS - 04-07-2012.mp3

Cultura: A Comunidade dos Arturos, um dos grupos descendentes de escravos mais ricos em tradições da cultura negra mineira e brasileira, vai se tornar patrimônio imaterial. O termo foi assinado nesta terça-feira pelo IEPHA-MG, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, e pela Prefeitura de Contagem. Ouça reportagem de Luciano Vieira.

CULTURA - COMUNIDADE ARTUROS - 04-07-2012.mp3

Brasil Olímpico – Conexão Londres 2012: À apenas 23 dias para os Jogos Olímpicos de Londres, a delegação brasileira já está completa. São os 258 atletas que vão competir em 32 modalidades, brasileiros de todo o país que vão defender a bandeira verde e amarela na Inglaterra. Na reportagem da série “Brasil Olímpico – Conexão Londres 2012” desta quarta você vai conhecer melhor os representantes do nosso país nas nas Olimpíadas de 2012. Ouça reportagem de Terêncio de Oliveira, Yolanda Assunção e Gabriela Costa, sob coordenação de Tiago Cirqueira e Cleiber Pacífico.

COBERTURA LONDRES - 2012 04-07-2012.mp3