Notícias Externas

Edição 22/09/2011 Jornal UFMG

Trânsito: Neste 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a UFMG se soma a várias outras instituições, prefeituras, pessoas que defendem a ideia do uso mais racional do veículo. Para marcar a data, a universidade lançou um desafio: o deslocamento monitorado desde a Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, até o campus Pampulha. O objetivo foi conhecer os hábitos e desafios de quem precisa se deslocar todos os dias para a UFMG. Ouça na íntegra a reportagem de Aline Lourenço.

TRANSITO - DIA MUNDIAL SEM CARRO - 22-09-2011.mp3

Cidades: Sindicato dos Bancários ameaça entrar em greve a partir da semana que vem. Hoje à noite a categoria realiza uma assembleia para tratar do assunto. Os trabalhadores pedem aumento salarial de 12% e mais segurança nas agências, como ressalta o presidente do Sindicato. Ouça na íntegra a reportagem de Tacyana Arce.

CIDADES - AMEACA DE GREVE BANCARIOS - 22-09-2011.mp3

Passagens Metropolitanas: Hoje, Dia Mundial Sem Carro, na quarta reportagem da série Passagens Metropolitanas: você confere como o crescimento da frota de carros agrava os problemas de mobilidade urbana na grande BH. Ouça na íntegra a reportagem de Júlia Guimarães e Rafael Lopes.

PASSAGENS METROPOLITANAS - DIA MUNDIAL SEM CARRO - 22-09-2011.mp3

Economia: A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira o aumento do prazo do aviso prévio para trabalhadores que forem demitidos. Pela medida, o pagamento da indenização será proporcional ao tempo de serviço. Para quem trabalhar até um ano em uma empresa, o aviso prévio continua sendo de 30 dias, mas cada ano adicional de trabalho valerá três dias a mais nesse prazo.
Entrevistado: Itamar Machado, professor da área contábil do IBMEC Minas.
Entrevista concedia a jornalista Tacyana Arce.

ECONOMIA - PRAZO DO AVISO PREVIO PARA TRABALHADORES - 22-09-2011.mp3

Atualidades: Câmara Federal aprova criação de Comissão da Verdade depois de acordo entre oposição e base aliada do governo. Do modo como o projeto de lei foi aprovado, a nova comissão deve apurar violações aos direitos humanos cometidas entre os anos de 1946 e 1988, o que abarca a ditadura militar.
Entrevistado: Bruno Wanderlei Reis, professor do departamento de Ciência Política da UFMG.
Entrevista concedida a repórter Júlia Guimarães.

ATUALIDADES - CRIACAO DA COMISSAO DA VERDADE - 22-09-2011.mp3