Formas de Ingresso

Editais definem normas da seleção pelo Sisu

Nesta edição, a UFMG vai preencher todas as vagas em seus 90 cursos de graduação, com entrada nos dois períodos letivos

Calouros
UFMG vai selecionar 3.595 candidatos para o primeiro período letivo e 2.744 para o segundo Foca Lisboa / UFMG

Os procedimentos para concorrer a uma das 6.339 vagas oferecidas pela UFMG nesta edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) estão regulamentados por editais do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade.

De acordo com cronograma divulgado na página do MEC, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet de segunda-feira, 29 de janeiro, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de fevereiro.

Para participar do Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em consideração as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados. Todas as vagas da UFMG, em seus 90 cursos de graduação, com entrada nos dois períodos letivos, serão preenchidas na edição Sisu 2018/1.

Modalidades
Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação são destinadas aos egressos da escola pública. Assim, em 2018, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência, e 3.172 são reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Primeiramente, eles são classificados em dois extratos socioeconômicos: com renda familiar bruta mensal per capita inferior ou superior a 1,5 salário mínimo. Em seguida, tais candidatos devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Com isso, as 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas. Entenda como funciona no exemplo apresentado no site do MEC.

Os estudantes aprovados na modalidade de reserva de vagas étnico-raciais deverão redigir carta com os motivos que justificam sua autodeclaração. Outra novidade na edição 2018 do Sistema de Seleção Unificada para cursos presenciais de graduação da UFMG é a reserva de vagas para candidatos com deficiência.

A adoção da carta consubstanciada foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de modo a aprimorar a política de ações afirmativas da UFMG. As cotas para pessoas com deficiência foi adotada com base em lei federal publicada em dezembro de 2016 e regulamentada por portaria do MEC em maio de 2017.

A condição de pessoa com deficiência deve ser comprovada em perícia médica obrigatória e com apresentação de laudo médico – conforme modelo disponível na página do Sisu UFMG –, informando tipo e grau da deficiência, nos termos do artigo 4º do Decreto 3.298/99, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.