Pesquisa e Inovação

Edital da Inova recebe propostas de empreendimentos para incubação

A busca é por iniciativas que acessem o capital intelectual da UFMG e partam de tecnologias desenvolvidas na instituição; candidaturas podem ser submetidas até 20 de novembro

No evento de apresentação do edital, Juliana Saliba debateu com os futuros empreendedores as possibilidades do edital; sentados, Gilberto Medeiros e Juliana Crepalde, diretor e coordenadora da CTIT
No evento de apresentação do edital, Juliana Saliba debateu com os futuros empreendedores as possibilidades da iniciativa; sentados, Gilberto Medeiros e Juliana Crepalde, diretor e coordenadora executiva da CTIT Foto: Arquivo Inova/UFMG

A incubadora de empresas da UFMG (Inova) publicou edital para o recebimento de propostas de empreendimentos para incubação, no âmbito do programa InovaLab. As candidaturas podem ser submetidas até o dia 20 de novembro, e a previsão é que o resultado seja divulgado até 22 de dezembro.

A chamada vai selecionar até dez propostas de empreendimentos de base tecnológica. Eles farão parte do programa InovaLab – que, por sua vez, será executado em duas fases, a seleção (fase 1), de caráter eliminatório, e o desenvolvimento (fase 2). Para a fase 2, vão seguir até cinco das dez candidaturas aprovadas inicialmente.

O edital visa reunir, mais especificamente, propostas de projetos de base tecnológica constituídos a partir de tecnologias ou de capital intelectual da UFMG em “hard science”. As condições específicas de candidatura estão descritas no edital e no site que o hospeda. As propostas selecionadas vão receber da Inova e de seus parceiros o suporte necessário para o desenvolvimento de seus empreendimentos.

A previsão dada pelo edital para o início da fase 1 é 19 de fevereiro de 2024, e a divulgação do resultado dos aprovados para a fase 2 deve ocorrer até 27 de setembro do mesmo ano. A segunda fase – isto é, a incubação da empresa, propriamente – deverá ser iniciada em 7 de outubro de 2024.

Critérios
Para que a proposta submetida seja elegível, é necessário, entre outras coisas, que pelo menos um dos membros da equipe executora do empreendimento tenha disponibilidade para se dedicar às atividades do programa em ambas as fases. A participação no programa se dará de forma híbrida, com algumas atividades presenciais obrigatórias.

O edital informa também que, para a participação na fase 1, não é obrigatório haver uma empresa com CNPJ ativo no momento da inscrição. Contudo, caso o empreendimento seja aprovado para a fase 2, será necessária a abertura de sociedade empresária para a continuidade no programa. Todos os critérios para candidatura estão explicados no edital.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher um formulário detalhando aspectos como o vínculo do projeto com a UFMG, o seu grau de maturidade tecnológica e o seu grau de aproximação do mercado. O e-mail inova-incubacao@ctit.ufmg.br deve ser usado para o esclarecimento de dúvidas e para toda comunicação relativa ao processo de seleção.

Capital intelectual, tecnologias, estrutura de pesquisa

O lançamento do edital do programa InovaLab foi anunciado no início de setembro em um evento no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), que teve ampla participação dos empreendedores e futuros empreendedores da comunidade universitária. Na ocasião, a líder de incubação da Inova Juliana Saliba falou ao Portal UFMG sobre o caráter inovador da presente chamada.

“O destaque é que o edital aceita candidaturas em fase anterior à incubação, para preparar o pesquisador e empreendedor para alcançar as condições mínimas para a incubação e poder entrar. Nessa etapa, vamos ter todo o processo preparatório e de sensibilização, de conexão, para dar encaminhamento à iniciativa. O mais interessante é que o candidato não precisa criar a empresa no início do processo; apenas lá na frente, quando for a hora de ser efetivamente incubado”, detalhou.

Juliana também abordou a importância da Inova para o ambiente de inovação da Universidade. “A Inova, como incubadora da UFMG, é um ponto de referência para o empreendedorismo na instituição. Trabalhamos para captar as demandas e ajudar os pesquisadores a direcionar essas demandas. A rigor, atuamos como guias, buscamos ser os instrutores para esse caminho do empreendedorismo”, demarcou.

Alunos, professores e servidores da Universidade interessados no empreendedorismo participaram do evento de pré-lançamento do edital, realizado no início do mês
Alunos, professores e servidores da Universidade interessados no empreendedorismo participaram do evento de pré-lançamento do edital, realizado no início do mês Foto: Foca Lisboa | UFMG


Gilberto Medeiros:
Gilberto Medeiros: foco no capital intelectual e tecnológico produzido na infraestrutura de pesquisa da UFMGFoto: Foca Lisboa | UFMG

O diferencial da UFMG
Fundada em 2003, a Inova é o braço de empreendedorismo da UFMG. Vinculada à Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), a incubadora de empresas atua, no ambiente da Universidade, no suporte e no incentivo a empresas nascentes, com vistas a prepará-las para o mercado. Sediada no campus Pampulha, em Belo Horizonte, a incubadora tem histórico de 84 empresas apoiadas e 39 empresas graduadas.

Gilberto Medeiros Ribeiro, diretor da CTIT, afirmou ao Portal UFMG que outro diferencial do atual edital é a procura por iniciativas que envolvam propriedade intelectual. “Procuramos iniciativas que acessem o capital intelectual da UFMG e que utilizem a estrutura de pesquisa da Universidade. Em outras palavras: o que queremos é aproximar mais os resultados de nossas pesquisas do mercado, através do processo de incubação”, demarcou.

Segundo Gilberto, procura-se iniciativas que valorizem esses três pontos: a estrutura de pesquisa da Universidade, seus laboratórios institucionais de pesquisa; o capital intelectual dos membros da comunidade, como alunos e professores; e as tecnologias desenvolvidas, o know-how – “isto é, tudo aquilo que a gente protege dentro da CTIT”, disse.

“Estamos fazendo isso porque, pela cidade, há oferta muito grande de espaços e iniciativas, mas a UFMG se diferencia pelo capital intelectual que tem, pela infraestrutura de pesquisa que tem, pelas tecnologias que tem. Então, esses são os parâmetros que guiam o edital e que vão guiar a contratação dos projetos e a possibilidade de as empresas serem incubadas”, demarcou.

Ewerton Martins Ribeiro