Extensão

Edital inédito concede bolsas e incrementa articulação entre extensão e pós-graduação

Iniciativa vai elevar impacto social da produção de conhecimento, fortalecer as ações afirmativas e contribuir no combate à Covid-19

...
Projeto Pequi, de pesquisa e extensão, reúne estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham com a comunidade quilombola de Pontinha, em ParaopebaAcervo do projeto

Edital publicado nesta semana pelas Pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pós-graduação (PRPG) marca o início, em bases formais, de articulação que visa ampliar a contribuição para a formação dos estudantes, por meio das atividades de extensão, e aumentar o impacto social da produção de conhecimento gerada na pós-graduação. Serão concedidas bolsas a estudantes de mestrado e doutorado e a graduandos que participam de atividades de extensão vinculadas a programas de pós-graduação, com prioridade para iniciativas relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. A iniciativa é inédita.

As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente pelos coordenadores de atividades de extensão indicados pelos colegiados de pós-graduação. As bolsas serão reservadas a graduandos cotistas e assistidos pela UFMG (níveis socioeconômicos I, II e III, segundo os critérios da Fundação Mendes Pimentel) e a estudantes de pós-graduação que, preferencialmente, tenham ingressado em vagas criadas pelas políticas de ações afirmativas.

As propostas poderão ser submetidas até 4 de maio, e o resultado da seleção será publicado nas páginas da Proex e PRPG no dia 29 de maio. A indicação dos bolsistas poderá ser feita a partir de 1º de junho, no Sistema de Fomento da Extensão, acessível por meio do MinhaUFMG.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Claudia Mayorga, a iniciativa conjunta está em consonância com os princípios que regem a extensão universitária, como os de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de relação dialógica com a sociedade para a transformação social.

Para Claudia Mayorga, “fomentar a articulação entre a formação na pós-graduação e a extensão se justifica pela necessidade continuada de fortalecer a relação entre a Universidade e outros setores da sociedade”. Ela sublinha que o edital é também “mais uma ação de apoio às políticas de inclusão da Universidade e à atuação efetiva de sua comunidade no combate à disseminação do novo coronavírus e na redução de seus efeitos negativos”.

O pró-reitor de Pós-graduação, professor Fabio Alves, ressalta o caráter inovador, mesmo em âmbito nacional, do edital que marca “o início de um diálogo profícuo entre os dois setores, no sentido da valorização da relevância e do alcance social do conhecimento”.

Ainda segundo o pró-reitor, o envolvimento com atividades de extensão “terá papel fundamental no percurso formativo dos pós-graduandos, contribuindo para que se tornem docentes mais engajados socialmente”. Fabio Alves lembra que a iniciativa tem todas as condições de ganhar maior porte em futuro próximo.

Integração
Cada proposta deverá indicar, necessariamente, um bolsista de graduação e outro de pós-graduação, que deverão participar das ações de forma integrada. Os estudantes de pós-graduação e de graduação cumprirão jornadas de 12 e 20 horas semanais, recebendo R$ 550 e R$ 500, respectivamente. Os colegiados aos quais os mestrandos e doutorandos forem vinculados estabelecerão os critérios para integralização dos créditos gerados pela participação na atividade de extensão.

Leia o edital:

Itamar Rigueira Jr. / Com assessoria de imprensa da Proex