Arte e Cultura

Editora UFMG lança versão impressa da coletânea ‘Arquivo pandemia’

Organizada por Vera e Andréa Casa Nova, obra reúne diários íntimos e 'recortes' do isolamento social sob várias perspectivas

Coletânea foi organizada em dois volumes
Coletânea foi organizada em dois volumes Foto: Raphaella Dias | UFMG

Na próxima quinta-feira, 7, às 18h, a Editora UFMG lança a versão impressa dos dois volumes do livro Arquivo pandemia, publicado originalmente em versão digital, em 2020.

A obra é uma coletânea de textos e imagens – desenhos, ilustrações e fotografias – produzidos por artistas e intelectuais durante a emergência sanitária da covid-19.

O lançamento será na Livraria Quixote, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, na Savassi, em Belo Horizonte.

Política poética
Arquivo pandemia é fruto de iniciativa das professoras Vera Casa Nova, da Faculdade de Letras da UFMG, e Andréa Casa Nova Maia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coletânea idealizada e organizada pelas duas reúne produções artísticas, ficcionais e testemunhais sobre a experiência do isolamento social numa pandemia “tornada guerra”, como elas caracterizam na apresentação da obra.

“E, como numa guerra, se levantam gestos, num movimento de fluxos e refluxos. O que leremos aqui é o que Walter Benjamin chama de uma política poética”, escrevem as organizadoras.

Os dois volumes reúnem produções de dezenas de nomes do pensamento e da cultura brasileira e mundial, como Nuno Ramos, Toti Meer, Grace Passô e Marcelino Freire.

Por ocasião do lançamento da versão digital, Andrea Casa Nova falou sobre o projeto em entrevista ao programa Noite ilustrada, da Rádio UFMG Educativa. Ouça:

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas


Livro (impresso): Arquivo pandemia: diários íntimos, recortes poéticos, históricos, geográficos, políticos, antropológicos, artísticos, psicossociais do isolamento
Organizadoras: Andréa Casa Nova Maia e Vera Casa Nova
Editora UFMG
R$ 110 / 910 páginas
Lançamento: dia 7 de abril, quinta-feira, às 18h, na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi)