Editores discutem políticas para periódicos científicos

Terceiro ciclo de formação foi promovido, nesta semana, pela Pró-reitoria de Pesquisa

Evento reuniu equipes editoriais de publicações da UFMG
Professores Carlos Basílio e Mário Campos, na abertura do eventoPRPq / UFMG

Em ciclo de formação promovido nesta semana pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), equipes editoriais de periódicos científicos da UFMG receberam capacitação para operar com uma versão atualizada da ferramenta Open Journal Systems (OJS 3.1).

No encontro, realizado nos dias 20 e 21, profissionais envolvidos na editoração de periódicos científicos participaram de dois workshops de treinamento – um para iniciantes e outro para usuários experientes no uso da plataforma de edição que vem sendo utilizada pelo Portal de Periódicos desde fevereiro.

“É importante garantir a visibilidade e a qualidade da produção científica da Universidade, capacitando e apoiando os editores”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Mário Fernando Montenegro Campos.

Durante o 3º Ciclo de formação de editores da UFMG, foi realizada reunião de integrantes do Fórum de Editores, espaço de intercâmbio de informações, experiências e boas práticas entre os editores e demais envolvidos na equipe editorial dos periódicos científicos da UFMG.

De acordo com o pró-reitor, foram discutidas duas propostas: uma para uma política institucional de periódicos científicos, que será submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e outra de governança do Portal de Periódicos.

Ambiente virtual
O Portal foi criado em 2015 com a meta de reunir, em um único ambiente virtual, os periódicos de acesso livre produzidos ou editados no âmbito da UFMG, com o objetivo de garantir a visibilidade, o armazenamento e a segurança dos dados, além da preservação digital e a recuperação da informação.

Segundo a PRPq, o Portal conta atualmente com 62 revistas de todas as áreas do conhecimento. Entre elas, destaca-se grupo de 32 revistas com avaliação Qualis Capes A1, A2, B1 e B2 15, das quais já estão indexadas em bases internacionalmente reconhecidas, como Web of Science, Scopus e SciELO.

O diretor de Produção Científica da PRPq, Carlos Basílio Pinheiro, explica que, desde 2015, foram publicados aproximadamente dois mil trabalhos por ano nos periódicos da UFMG, sendo 90% deles das áreas de Ciências da Saúde, Ciência Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística Letras e Artes e Ciências Humanas.

“Com a institucionalização do Portal de Periódicos, a UFMG consolida-se com uma das poucas universidades brasileiras a reconhecer a importância dos periódicos editados por sua comunidade e a definir formas de apoio que aumentem a visibilidade internacional da produção científica institucional em áreas ainda pouco reconhecidas”, afirma Carlos Basílio.

A reunião foi registrada em vídeo.