Eduardo Rios-Neto é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Professor Eduardo Rios Neto
Eduardo Rios-Neto tomará posse em 2018Foca Lisboa / UFMG

O professor Eduardo Rios-Neto, aposentado do Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Sociais.

A eleição ocorreu em assembleia geral realizada na última quarta-feira, 6, em que também foram eleitos membros titulares para outras nove áreas, três membros correspondentes de universidades estrangeiras e membros afiliados em todas as regiões do país. A posse será realizada em 2018. A lista com os eleitos pode ser vista aqui.

Trajetória
Eduardo Rios-Neto foi professor do Departamento de Demografia e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, desde 1980. É doutor em Demografia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), com residência pós-doutoral na Universidade do Texas (Austin).

Atuou como Professor Visitante Lemann na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA) de agosto de 2015 a maio de 2016.

Rios-Neto é membro do Comitê Assessor do International Dissemination Project, Minnesota Population Center (IPUMS), Universidade de Minnesota (EUA), e integrou o Comitê de Avaliação do International Institute for Applied System Analysis (IIASA), em setembro de 2014. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do estado, e do Comitê de Assessoramento de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional no CNPq. Publicou nacional e internacionalmente diversos trabalhos, dois livros e vários capítulos de livros.