Eduardo Valadares será reconduzido à diretoria da ECI em cerimônia nesta sexta
Entre as prioridades do novo mandato, o professor cita a elaboração do primeiro PDI e a requalificação da estrutura física e tecnológica da Escola; Adalson Nascimento é o novo vice-diretor

O professor Eduardo Valadares será reconduzido à diretoria da Escola de Ciências da Informação (ECI), cargo que ocupa desde 2021. O novo vice-diretor será o professor Adalson de Oliveira Nascimento, em substituição ao professor Jezulino Lúcio Mendes Braga. A cerimônia de posse ocorre às 17h desta sexta-feira, no Auditório Adriana Bogliolo, na ECI, com presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida.
A expectativa para o novo mandato, segundo Eduardo Valadares, é de que “seja intensificado o diálogo e a participação democrática entre a gestão e os docentes, técnicos e estudantes”. Ele também espera criar um núcleo de atendimento e encaminhamento para os estudantes, avançar na valorização e no apoio aos cursos de pós-graduação e discutir a organização curricular das graduações. Também serão prioridades, de acordo com o professor, a valorização dos servidores, a elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da ECI e a requalificação de estrutura física e tecnológica.
“Iniciar um novo mandato representa uma grande satisfação, que desperta ainda mais o senso de responsabilidade de gerir uma escola de tamanha importância para o campo da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia em âmbito nacional e internacional”, declara Eduardo Valadares.

Desafios superados
O primeiro mandato de Eduardo Valadares como diretor da ECI, que teve início durante a pandemia do coronavírus, “foi marcado por mais desafios que imaginávamos”, nas palavras do professor. “Ainda assim, junto com o Jezulino Braga, e com o precioso apoio de nossa comunidade acadêmica e da administração central da Universidade, tivemos condições de superar aquele momento e avançar em pontos muito caros à nossa ECI”, lembrou.
Entre as principais ações desenvolvidas, Eduardo Valadares destaca a reestruturação acadêmico-administrativa da Unidade, marcada pela extinção dos dois departamentos da Unidade. Foram criadas, no período, comissões permanentes de ensino e de recursos humanos, além de uma coordenadoria de pesquisa e extensão e a Central Única de Atendimento às graduações. “Esse tipo de organização, distinta daquela tradicionalmente implementada nas universidades brasileiras desde a década de 60, tem nos permitido uma gestão menos burocratizada e em consonância com o perfil da ECI”, avalia.

Eduardo Valadares
Professor adjunto da UFMG, tem doutorado em Ciência da Informação pela UFMG, mestrado em Educação e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisador do Grupo de pesquisa Epic - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura. Também desenvolve estudos na área de biblioteconomia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, narrativas, integração da biblioteca escolar com o currículo e formação de leitores.
Adalson de Oliveira Nascimento
Tem graduação e mestrado em História, e doutorado em Educação, todos pela UFMG. É professor associado da ECI. Atua no curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI). De 2014 a 2017, foi vice-diretor da ECI. No período de 2019 a 2022, chefiou a Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) da UFMG. Tem experiência na área de Arquivologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos permanentes, organização de arquivos, arquivos escolares e universitários, arquivos e memória, arquivos e regimes repressivos.