Notícias Externas

Falar de sexo estimula a sexualização precoce?

Quarta reportagem da série "Gênero: o que é da conta da escola" discute educação sexual

A educação sexual é essencial para prevenir a gravidez precoce
A educação sexual é essencial para prevenir a gravidez precoce. Taxa no Brasil é de 68 nascimentos para cada mil adolescentes com idade entre 15 e 19 anos.EBC

“Quanto mais educação sexual, mais putaria na escola”. A declaração – com esses exatos termos - é do filósofo Olavo de Carvalho em entrevista ao jornal Folha de São Paulo e foi publicada no dia 27 de novembro de 2018. 

Esse tipo de discurso ganhou força no Brasil nos últimos anos com a ascensão de movimentos como o Escola sem Partido, que se dizem anti-ideologia de gênero. Mas para educadores, é justamente o contrário. Esse é o tema da quarta reportagem da série Gênero: o que é da conta da escola?. 

Ouça a reportagem de Samuel Sousa

(*Com produção de Paula Alkmim)

Quem quiser conhecer mais o trabalho da Companhia de Teatro Preventivo coordenada pela ativista Cilene Guimarães pode acessar a página do grupo no Facebook.

O que compete à escola e o que compete aos pais quando o assunto é a discussão sobre temas como educação sexual? A última reportagem da série Gênero: o que é da conta da escola?, que vai ao ar nesta sexta-feira (05/04) no Jornal UFMG, a partir de 12h30, traz algumas respostas a essa questão. 

Confira também as matérias já veiculadas. A primeira reportagem da série discutiu se existe ou não uma ideologia de gênero e buscou as origens dessa expressão. Já a segunda matéria apontou os impactos dos movimentos conservadores nas políticas educacionais do Brasil nos últimos anos. O tema da terceira reportagem foi o impacto da escola no combate às discriminações contra mulheres e lgbt's.