Notícias Externas

Eliane Potiguara fala sobre a literatura dos povos indígenas no Brasil

No Dia do Índio, programa Universo Literário destacou a expressão cultural dos povos indígenas brasileiros por meio da escrita

Eliane Potiguara, escritora e ativista
Eliane Potiguara, escritora e ativista Reprodução

Nesta quinta-feira, 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio, data em que lembramos as culturas e as lutas dos povos indígenas no Brasil. Uma das formas de expressão cultural produzidas por povos indígenas é a literatura. Considerada por estudiosos um “fenômeno novo”, a literatura produzida por pessoas indígenas brasileiras vem crescendo nos últimos 30 anos.

A escritora Eliane Potiguara se destaca entre os autores que abordam a questão indígena no Brasil. Poeta, ativista, professora e também empreendedora social, Eliane, que pertence ao povo potiguara, é formada em Letras e Educação pela UFRJ e trabalha com diversos projetos que envolvem a propriedade intelectual indígena.

Seu trabalho mais recente, o livro A Cura da Terra, publicado pela Editora Brasil, conta a história da pequena índia Moína, que busca entender o sentido da vida e acaba conhecendo a história de seus ancestrais e a relação deles com o elemento da cura, a terra.

Nesta quinta-feira, Dia do Índio, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, Eliane Potiguara falou sobre a literatura produzida pelos indígenas no Brasil.

“O termo literatura indígena foi criado estrategicamente como uma forma de valorizar a cultura indígena, as histórias, as lendas, a ancestralidade. Foi uma forma que nós encontramos, de luta e de resistência, para tirar da invisibilidade não apenas os povos indígenas, mas toda a sua produção cultural”, contextualizou.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-19-04-2018.mp3

Entre os projetos encabeçados por Eliane Potiguara, estão o Instituto Indígena de Propriedade Intelectual, a Rede de Escritores Indígenas na Internet e a Rede Grumin de Mulheres Indígenas.