Em aula aberta na UFMG, Comunidade dos Arturos apresenta cantos cotidianos

Apresentação musical integra disciplina "Cantos de Fé e Cantos de Trabalho na Comunidade Negra dos Arturos"

Como parte da disciplina "Cantos de Fé e Cantos de Trabalho na Comunidade Negra dos Arturos" foi realizada nessa segunda-feira, 30, uma aula aberta na Praça de Serviços da UFMG com integrantes da Comunidade Negra dos Arturos, estudantes e público presente. Promovida pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o objetivo da aula é criar um ambiente de troca de experiências, aproximando os participantes do modo como os Arturos se reconhecem e se reconstroem no mundo por meio do canto e da dança.

O evento marcou o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos. Ministrada no segundo semestre de 2019, a disciplina visa propiciar aos participantes o contato com cantos e danças que conduzem práticas rituais e festivas na Comunidade Negra dos Arturos. As aulas são ministradas pela professora da Escola de Música da UFMG Glaura Lucas, além do mestre da Guarda de Congo nos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, José Bonifácio da Luz (Bengala).

Bengala é neto de Arthur Camilo Silvério, fundador da Comunidade dos Arturos, e representa uma liderança na orientação de crianças e jovens nos preceitos e normas das tradições da comunidade. Ele participa ativamente do ciclo anual do Reinado, como também das outras práticas culturais mantidas pelo grupo familiar, como a festa de capina, o batuque, e a folia de Reis. São essas práticas que os interessados na temática poderão conferir de perto durante a aula aberta, a fim de refletir sobre a noção de música e de performance em práticas tradicionais.

Entrevistados: José Bonifácio da Luz (Bengala) - mestre da Guarda de Congo; Glaura Lucas - professora Escola de Música - UFMG
Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Ravik Gomes (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)