Institucional

Em carta ao governador Romeu Zema, Foripes defende parcerias para enfrentar crise

Dirigentes também pedem recomposição do orçamento da Fapemig

Reunião do Foripes na UFMG, em julho do ano passado:
Reunião do Foripes na UFMG, em julho de 2019: para dirigentes, Ifes desempenham 'papel central' no enfrentamento da criseRaphaella Dias / UFMG

O Fórum das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), que congrega, além da UFMG, outras 18 universidades e institutos de ensino no estado, enviou, nesta semana, carta ao governador Romeu Zema, na qual externa sua preocupação com as crises econômica, social e sanitária enfrentadas pelo estado.

No documento, os dirigentes lembram que as populações mais vulneráveis são as mais afetadas pela crise pandêmica e que as instituições de ensino públicas sediadas em Minas têm desempenhado papel central para conter seus efeitos, atuando em frentes como atendimento de pacientes nos hospitais universitários, desenvolvimento de medicamentos e vacinas, atividades de assistência social, comunicação e informação.  “As instituições estão à disposição das autoridades estaduais para estabelecer parcerias, em todos os campos de atuação, com vistas a induzir e fomentar a educação em todos os seus níveis, a cultura, a saúde, a pesquisa e a inovação científica e tecnológica, para crescimento e desenvolvimento social do estado”, destacam os dirigentes.

A necessidade de recomposição orçamentária da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) também foi citada no documento. “É imprescindível que a Fapemig seja fortalecida como parte central na construção de soluções, pois representa uma contrapartida de recursos estaduais, mantendo o funcionamento de grupos de pesquisa nas mais diversas regiões de Minas Gerais”, afirmam os dirigentes. A recomposição do orçamento da Fapemig, enfatiza a carta, deve atender “à definição da constituição estadual e corresponder a 1% dos recursos tributários do estado”.

Leia a íntegra da carta em formato PDF.