Institucional

Em homenagem a egressos, comunidade celebra legado da UFMG

Cerimônia marcou as comemorações dos 94 anos da universidade

Os reitores da UFMG desde a gestão 1998 / 2002 participaram da solenidade
Cinco reitores que dirigiram a UFMG nas duas últimas décadas participaram da solenidade Raphaella Dias / UFMG

Vinte egressos indicados pelas unidades acadêmicas e pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida receberam na manhã desta quarta-feira, dia 8, a Medalha de Honra, em solenidade que marcou as comemorações dos 94 anos da UFMG e o início das celebrações de seus 95 anos. A cerimônia, que foi transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, também reuniu cinco ex-reitores que dirigiram a instituição nas duas últimas décadas.

O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, formado pela turma de 1978 do curso de Medicina, discursou pelos homenageados. “Minha formação científica teve sua base sólida construída dentro de seus muros [da Universidade], guiado que fui por docentes e pesquisadores de renome, conhecedores do fundamental papel do conhecimento para uma sociedade justa, equilibrada, decente e centrada nos avanços que levam a uma humanidade sempre melhor”, disse o secretário, cuja fala foi centrada na defesa do conhecimento e do paradigma científicos, tarefa para a qual a UFMG “está muito bem posicionada”, segundo sua avaliação.

Instituída pela Portaria 2.048/2000, a medalha de honra é concedida a ex-alunos que se tenham distinguido por contribuições relevantes à sociedade. A outorga, que ocorre uma vez a cada Reitorado, é atribuída a pessoas que concluíram graduação, mestrado ou doutorado na UFMG e que não estejam, à época da indicação, vinculadas à Instituição.

Jackson Machado (à direita) foi indicado pela Faculdade de Medicina, cujo diretor é o professor Humberto José Alves
Jackson Machado (à direita) foi indicado pela Faculdade de Medicina, dirigida pelo professor Humberto Alves Reprodução de tela: Raphaella Dias | UFMG

Compromisso institucional
Em seus pronunciamentos, os reitores das gestões passadas resgataram fatos que contribuíram para a consolidação da UFMG como uma instituição de excelência e reiteraram que a postura de negação da ciência, tem tornado mais árduos os desafios institucionais. 

O professor Jaime Ramírez, reitor na gestão 2014 e 2018, lembrou que todas as conquistas legadas por gerações anteriores demandaram enorme trabalho e dedicação. “Vislumbrar os próximos anos é defender, de forma incondicional, o conhecimento, a liberdade e as instituições que sustentam nossa sociedade – sem as quais não há conhecimento e tampouco futuro”, conclamou.

Nas palavras de Clélio Campolina (2010-2014), a história da UFMG é de “contínuo sucesso, resultado de um compromisso institucional permanente, em que sempre prevaleceu a liberdade de pensamento". Campolina ressaltou que a educação, a ciência e a tecnologia são condições essenciais para construção de uma sociedade mais rica, inclusiva e livre. “Tenho esperança de que a UFMG siga exercendo papel decisivo no aperfeiçoamento da sociedade”, completou.

Ventos da democracia
O professor Ronaldo Tadeu Pena lembrou que, durante o período em que foi reitor da UFMG (2006-2010), o Ministério da Educação funcionava como “uma usina de boas ideias”. “Aos reitores restavam ‘problemas interessantes’, como decidir o que fazer com os recursos à disposição", destacou. Em seu pronunciamento, ele disse que a UFMG, uma instituição suficientemente “sólida e orgânica”, será capaz de superar as atuais dificuldades. “Espero que os ventos da democracia e do republicanismo dispersem as nuvens pesadas que pairam sobre a educação”, disse.

Ana Lúcia Gazzola (reitora na gestão 2002-2006) relatou que seu amor pela UFMG começou quando tinha 14 anos, idade em que ingressou como aluna do Colégio de Aplicação. Para ela, ser reitora significou contribuir para que a Universidade se fizesse presente departamentos, unidades, órgãos colegiados, laboratórios e órgãos de representação, além de promover alianças, visibilidade e inovação. “Em seus 94 anos, a UFMG sempre se colocou do lado certo: contra o autoritarismo, o arbítrio, a intolerância, preconceitos e formas de violência”, afirmou.

Reitor de 1998 a 2002, o professor Francisco de Sá Barreto lamentou as investidas antidemocráticas e autoritárias de que a universidade tem sido vítima. “O governo é inimigo do saber, combate a educação brasileira de forma cruel, irresponsável e inconsequente. Nas próximas comemorações de aniversário, espero que tenhamos relatos alentadores”, afirmou.

No lado difícil da história
A reitora Sandra Goulart lembrou que a universidade brasileira é relativamente recente, resultado de um processo tardio, em comparação com outras nações. “É importante comemorar e recordar – e não há nada mais apropriado, diante do momento de grandes desafios e de anseio por solidariedade e colaboração. A melhor forma de enfrentarmos a pandemia e seus desdobramentos é relembrar, com nossa comunidade, a história da instituição e seus feitos”, observou.

A grandeza e a humildade daqueles que construíram a história da UFMG, bem como sua altivez e coerência, foram atributos destacados pela reitora. “Sempre priorizamos o interesse da instituição em vez de crenças e desejos individuais. Por isso, em quase um século, a UFMG nunca ficou do lado fácil da história – mas da liberdade, da democracia e da justiça”, disse Sandra Goulart Almeida.


Veja os agraciados

Indicações das unidades

Andersen Viana – Escola de Música
Graduado em Composição (Bacharelado), 1992

Cleide Aparecida Fernandes – Escola de Ciência da Informação
Graduada em Biblioteconomia, 2004

Daniele Lopes Leal – Faculdade de Odontologia
Mestre (2013) e doutora (2017) em Odontologia

Fernando Guadalupe dos Santos Lins Brandão – Instituto de Ciências Exatas
Graduado (2004) e mestre (2005) em Física

Francisco Antônio Lobo Leite (Chico Lobo) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Graduado em Educação Física, 2004

Guilherme Gontijo Flores – Faculdade de Letras
Mestre em Estudos Literários, 2007

Jackson Machado Pinto – Faculdade de Medicina
Graduado em Medicina, 1978, e mestre em Dermatologia, 1991

João Castilho – Escola de Belas Artes
Mestre em Artes e Tecnologia da Imagem, 2010

Maria Mazzarello Rodrigues – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Graduada em Jornalismo, 1966

Mariana Xavier Byndless – Escola de Veterinária
Graduada em Medicina Veterinária, 2007, mestre (2009) e doutora (2013) em Ciência Animal (cursa residência pós-doutoral na UFMG)

Mario Neto Borges – Escola de Engenharia
Mestre em Engenharia Elétrica, 1985

Meiruze Souza Freitas – Faculdade de Farmácia
Graduada em Farmácia (Análises Clínicas), 2000

Naiane Dias Nunes – Faculdade de Educação
Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, 2016, mestre em Educação e Docência, 2019

Paulo Antônio de Carvalho – Faculdade de Direito
Bacharel em Direito, 1970

Paulo de Tarso Amorim Castro – Instituto de Geociências
Graduado em Geologia, 1981

Wanderson Kleber de Oliveira – Escola de Enfermagem
Graduado em Enfermagem, 1997

Zélia Maria Profeta da Luz – Instituto de Ciências Biológicas
Graduada em Farmácia, 1986, doutora em Parasitologia, 2003

Indicações da reitora

Ana Martins Marques
Graduada em Letras (licenciatura), 2000, e mestre em Estudos Literários, 2003

Ivair Gontijo
Graduado (1985) e mestre (1990) em Física

Teuda Magalhães Fernandes (Teuda Bara)
Graduada em Ciências Sociais (Antropologia), 1974

Matheus Espíndola