Institucional

Em conferência na sexta, Jorge Messias, da AGU, fala sobre democracia e combate à desinformação

Observatório que promove debates sobre equilíbrio institucional é uma das iniciativas que serão abordadas pelo ministro

Jorge Messias é advogado-geral da União
Jorge Messias é advogado-geral da União Foto: divulgação | TCU

Iniciativas de combate à desinformação desenvolvidas no âmbito da Advocacia Geral da União (AGU) serão abordadas pelo ministro Jorge Messias em conferência nesta sexta-feira, dia 22, às 11h, no auditório da Reitoria. A atividade, que tem a chancela do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, estava prevista inicialmente para 5 de março, no início do semestre letivo, e posteriormente para o dia 25 deste mês, mas foi remarcada em razão de compromissos profissionais do advogado-geral.

Uma das ações em curso na AGU é o Observatório da Democracia, criado para promover debates qualificados para a manutenção do equilíbrio institucional e o fortalecimento democrático do país.

Composto de representantes do governo e da sociedade civil, o Observatório da Democracia produz estudos destinados a contribuir com a qualidade material do direito e do dever de informação. Os conselheiros contam com o suporte de um centro de estudos que subsidia a elaboração de relatórios, a organização de seminários e publicações com diagnósticos e recomendações de soluções práticas.