Pesquisador português vai discutir as relações éticas no pós-humano

Armando Malheiro, da Universidade do Porto, faz conferência no dia 11 de setembro

Armando Malheiro foi indicado pelo professor Claudio Paixão, da Escola de Ciência da Informação
Malheiro: relações sociais devem ser repensadasAMS Institucional

Uma discussão sobre as implicações éticas que envolvem a relação humana com a tecnologia trará à UFMG, no próximo mês, o historiador e cientista da informação Armando Malheiro, da Universidade do Porto. Ele fará uma conferência no âmbito do Programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), no dia 11 de setembro, a partir das 9h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Intitulada O fyborg e a ética da informação: os limites de uma ética antropocêntrica, a conferência está com inscrições abertas. Para participar, o interessado deve preencher formulário.

Para Malheiro, num cenário em que as tecnologias tornaram-se extensões do corpo, o ser humano se assume como uma espécie de cyborg funcional, situação que força uma reflexão sobre as relações éticas numa dimensão pós-humanista. “A cada evolução tecnológica, os cenários mudam, e as normas que regem as relações sociais precisam ser repensadas com base em valores e princípios que contemplem o respeito a um pluralismo ético", defende o professor.

Sobre o convidado
Armando Malheiro é professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, é pós-graduado em biblioteconomia e arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Também tem formação em filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa .

O professor português colabora com pesquisas desenvolvidas em diversas universidades brasileiras; na UFMG, participa de investigação interdisciplinar sobre informação e imaginário.