Pesquisa e Inovação

Em livro, professor da UFMG apresenta estoicismo como ‘forma-de-vida’ que visa à felicidade

Andityas Matos dialoga com filósofos antigos e modernos, unindo a ética estoica a suas dimensões lógicas e físicas e também à política

Epicteto foi um dos principais nomes da filosofia estoica
Epicteto foi um dos principais nomes da filosofia estoica Imagem: domínio público

Em L’uso dei corpi (O uso dos corpos), o filósofo italiano Giorgio Agamben vislumbra um modelo de existência que chama de “forma-de-vida”, em que a vida não pode ser separada de seus modos, ou seja, ela é sua própria maneira de existir. No recém-lançado A filosofia como forma-de-vida: uma introdução ao estoicismo greco-romano (Edições Loyola), o professor Andityas Soares de Moura Costa Matos, da Faculdade de Direito da UFMG, apresenta o estoicismo greco-romano com uma forma-de-vida no sentido agambeniano, aspecto central desse saber antigo para autores contemporâneos como Gilles Deleuze e Michel Foucault.

Em seu novo livro, Andityas Matos
Em seu novo livro, Andityas Matos apresenta o estoicismo como uma forma-de-vida no sentido agambenianoImagem: capa de 'A filosofia como forma-de-vida' | Edições Loyola

Para cumprir seu objetivo, Andityas discute a física, a lógica e a ética estoicas com base em fragmentos e textos originais gregos e latinos. Como está explicado na orelha do volume, “o estoicismo é a corrente filosófica que mais longe levou a exigência da mescla de todos os aspectos da vida ao pensamento, apresentando-se ao longo de seus quase 600 anos de contínuo desenvolvimento na Grécia e em Roma como uma verdadeira ‘arte de viver’ comparável apenas a certas variações do budismo”. Essa corrente seria, então, “uma radical forma-de-vida que pretende oferecer aos seres humanos o caminho para a felicidade”, se eles forem capazes de compreender a si mesmos como partes ativas de uma unidade cósmica. Alguns dos principais nomes do estoicismo são Zenão de Cítio, Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, imperador de Roma no século 2.

O livro de Andityas Matos, continua o texto de apresentação, “é ao mesmo tempo modesto e provocador, pois não pretende ensinar como ser um filósofo estoico nos tempos contemporâneos, o que iria totalmente contra a ideia de forma-de-vida, que não se aprende em livros, mas apenas vivendo, modalizando-se, (re)construindo-se, passeando-se sem cessar”.

O professor da UFMG, ainda de acordo com o material de apresentação da obra, dialoga com filósofos antigos e modernos como Heráclito, Platão, Aristóteles, Spinoza e Kant, além de comentadores contemporâneos, “unindo a ética da escola estoica às suas particularíssimas e potentes dimensões físicas e lógicas, sem esquecer a política, sempre tão mal compreendida em relação aos estoicos, classificados pela tradição como filósofos resignados, fatalistas e decadentes, o que está longe da verdade”.

Andityas Matos é doutor em Direito e Justiça pela UFMG e doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra (Portugal). Foi professor visitante nas universidades de Barcelona e Córdoba (ambas na Espanha) e professor residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

Livro: A filosofia como forma-de-vida: uma introdução ao estoicismo greco-romano
Autor: Andityas S. de M. C. Matos
Editora: Edições Loyola