Pesquisa e Inovação

Em março, 'Aqui tem ciência' destaca pesquisas feitas por mulheres e com recorte de gênero

Entre outros temas, o programa da Rádio UFMG Educativa abordará o sistema de justiça criminal, reitoras em universidades mineiras, zika vírus e mobilidade urbana

Tacyana:
Tacyana Araújo Lopes: gênero e justiça criminalArquivo pessoal

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa, terá cinco edições dedicadas a pesquisas desenvolvidas na UFMG por mulheres e sobre mulheres. Todos os estudos foram concluídos em 2019.

A série começa nesta segunda-feira, 2, abordando tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Sociologia. A pesquisadora Tacyana Karoline Araújo Lopes observou em que medida o gênero das pessoas processadas pode influenciar o funcionamento do sistema de justiça criminal em relação ao crime de tráfico de drogas. Ela analisou casos no âmbito da Comarca de Montes Claros (MG).

O segundo programa, em 9 de março, terá como foco as identidades e as relações de poder de mulheres reitoras de Minas Gerais. O assunto foi abordado na tese de doutorado de Pauline Freire Pimenta, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin), da Faculdade de Letras.

Zika e modos de ser mulher
No terceiro programa, em 16 de março, o Aqui tem ciência destaca a pesquisa de doutorado de Graziela Brito Neves Zboralski Hamad, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG. Ela investigou como vivem as mães de crianças com a síndrome congênita do zika vírus em Campina Grande (PB).

O quarto programa, em 23 de março, também é dedicado a uma tese de doutorado. O estudo de Vanessa Costa Trindade, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, analisou os modos de ser mulher representados nas capas  da revista feminina TPM.

Para finalizar a série, em 30 de março, a série vai mostrar como as escolhas de mobilidade urbana podem ser distintas considerando mulheres e homens de diferentes regiões de Belo Horizonte.

Aqui tem ciência é um programa que destaca estudos desenvolvidos na UFMG em todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O programa fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.