Extensão

Em nova atividade, ciclo de formação de editores focaliza revisão e normalização de periódicos

Os processos de revisão e normalização de publicações científicas serão abordados na terceira atividade do 1° Ciclo de Formação de Editores, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, das 18h30 às 21h30, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG). O tema será discutido pela gestora em ciência e tecnologia Leila Anastácio e pela revisora de texto Lourdes Nascimento.

A inscrição, gratuita, pode ser efetuada neste site. O participante receberá certificado. O evento é promovido pelo Portal de Periódicos da UFMG e pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG.

Na palestra Processo editorial de periódicos: revisão e normalização, as duas profissionais vão abordar as normas técnicas para periódicos científicos, normalização de publicações técnico-científicas (ABNT, ISO e Vancouver), detecção de plágio, adequação do texto ao formato acadêmico e uso de imagem e a atuação do bibliotecário e do revisor.

Leila Anastácio é gestora em C&T no Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec), com mestrado em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG e especialista em Arquitetura e Organização da Informação em Contextos Digitais pela UFMG.

A revisora de textos Lourdes Nascimento também é mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG. É especialista em revisão de textos pela PUC Minas e em projetos editoriais impressos e multimídia pela UNA.