Extensão

Em palestra na Fafich, Jairo Marques fala sobre o desafio de abordar a deficiência no jornalismo

A UFMG recebe nesta quarta-feira, 24, o jornalista da Jairo Marques, da Folha de S. Paulo. Deficiente físico, ele fará a palestra Comunicação e diversidade: desafios da abordagem e representação. O evento, aberto ao público, ocorrerá na Fafich, campus Pampulha, às 10 horas.

O bate-papo proporcionará aos alunos, professores e demais interessados a oportunidade de discutir a deficiência e a diversidade no âmbito da Comunicação. O jornalista e escritor sustenta que os universitários precisam ampliar seu contato com o tema da diversidade para compreender a atuação das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho.

A palestra será realizada no Auditório Professor Luiz Bicalho. Jairo Marques atenderá ao público das 9h às 10h no mesmo local, período em que serão realizadas entrevistas e sessão de autógrafos do livro Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas, que será lançado em Belo Horizonte nesta terça-feira, 23, às 18h30, no BDMG (Rua da Bahia, 1.600).

Livro contém relato franco e irreverente
Livro contém relato franco e irreverente

Com base em sua própria experiência, o autor constrói um relato franco e irreverente sobre a condição das pessoas com deficiência. Como colunista da Folha de S. Paulo, ele impôs novo olhar sobre a vida dessas pessoas, ampliando o entendimento sobre a realidade em que vivem e de seus espaços de cidadania, ao considerá-las não como indivíduos aos quais “falta algo”, mas como seres íntegros.

Carreira

Jairo Marques é cadeirante desde a infância, quando contraiu poliomielite. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e cursou pós-graduação em Jornalismo Social pela PUC-SP. Desde 1999, trabalha na Folha, onde atua como repórter e criou o blog Assim como você, para o qual escreve quinzenalmente, às quartas-feiras. Participou da cobertura da Paralimpíada de Londres em 2012. Também é professor universitário.

Hoje erradicada no Brasil, a poliomielite atingiu, em 1975, mais de três mil crianças em todo o país, entre as quais Jairo Marques. Em sua cadeira de rodas, ele se tornou um jornalista atuante e influente, empenhado em mudar a maneira como são vistas as pessoas com qualquer tipo de deficiência.

(Com Assessoria de Imprensa do BDMG Cultural)