Institucional

Em palestra no ICA, João Antonio de Paula fala sobre a universidade e os desafios da democracia

Conferência inaugura ciclo 'Tempos Presentes' em Montes Claros

João Antonio de Paula: crises
João Antonio de Paula: universidade exerce papel críticoFoca Lisboa / UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG recebe, nesta quarta-feira, dia 5, a primeira palestra do ciclo Tempos presentes. O professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas, abordará o tema A Universidade e os desafios da construção democrática, no auditório do bloco A, no campus Montes Claros, a partir das 10h. 

Tempos presentes reúne, em conferências periódicas, especialistas para a discussão de temas sobre questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação. O ponto de partida da abordagem do professor João Antonio é o reconhecimento de que uma grave crise envolve vários aspectos da realidade social – economia, política, meio ambiente e cultura. Essa crise tem alcance global e também afeta o Brasil. 

Interpretar a sociedade
“Diante dela, é importante refletirmos sobre o papel da Universidade”, defende João Antonio. “A Universidade exerce papel crítico, de tentar apreender os dados da sociedade e oferecer uma alternativa de compreensão sobre eles. A principal contribuição da Universidade diz respeito à produção de conhecimento e reflexão sobre aspectos da realidade social”, afirma o professor. Em sua palestra, ele vai reconstituir a história da formação das universidades, as características gerais dessas instituições, seu papel na sociedade e o contexto que marcou o surgimento da UFMG. O ciclo Tempos presentes também foi aberto pelo professor João Antonio de Paula, no campus Pampulha no fim de março.

Ainda em Montes Claros, João Antonio lançará o livro A presença do espírito em Minas: a UFMG e o desenvolvimento de Minas Gerais.  O livro será vendido no evento por R$ 29.