Extensão

Em palestra, pesquisador francês vai relacionar sociologia pragmática à ocorrência de desastres

Francis Chateauraynaud também ministrará oficina sobre software para análise de corpora de grandes extensões

Francis:
Francis Chateauraynaud: política dos desastresArquivo EHESS

Expoente da chamada sociologia pragmática, o sociólogo francês Francis Chateauraynaud vai relacionar alguns de seus postulados teóricos à ocorrência de grandes desastres, como os de Mariana e Brumadinho, em palestra que ministrará nesta segunda-feira, 23.

Professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, onde coordena o Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR), Chateauraynaud é considerado um dos principais autores da sociologia pragmática, movimento que ganhou força, na França, a partir da década de 1980.

Ele pesquisa a formação de processos coletivos observando atores e seus argumentos nas disputas. Desde 2016, Chateauraynaud acompanha as controvérsias decorrentes do desastre do rompimento da barragem do Fundão, que provocou o desaparecimento da comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana, e mudou por completo a paisagem do vale do Rio Doce.

A palestra Política dos desastres e crítica social: tendências do pragmatismo francês em tempos obscuros será proferida em inglês no auditório 1 da Face, campus Pampulha, a partir das 19h. Serão emitidos certificados, e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Oficina de Prospéro
Além da palestra, Francis Chateauraynaud oferecerá, juntamente com o engenheiro Josquin Debaz, também pesquisador e integrante do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR), uma oficina sobre o Prospéro, software para análise qualitativa e quantitativa de corpora de grandes extensões.

Segundo seus gestores, o software permite acompanhar a formação de processos coletivos, compreendidos como controvérsias socioinformáticas que mobilizam a opinião pública. Mais do que uma ferramenta, o software é um programa pragmático de observação dos cenários de disputa. 

A realização da oficina é uma parceria com o Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon), do Departamento de Comunicação Social da Fafich. A atividade será oferecida (em português e inglês) na própria segunda-feira, 23, das 14h às 17h30, na sala de treinamento do Centro de Computação (Cecom), instalada no subsolo do prédio da Reitoria. As inscrições deve ser feitas neste site.

[Notícia atualizada no dia 20/09, às 11h30, com a informação sobre a oficina de Prospéro]

Com Assessoria de Comunicação da Proex