Extensão

Em podcast, pesquisadores do Crisp conversam com Bernard Charlot, referência sobre violência em escolas

Programa do Centro de Estudos de Criminalidade Segurança Pública, da UFMG, tem periodicidade mensal e chega ao 37º episódio

Charlot:
Charlot: ampliação do acesso à escola pública, no Brasil como na França, gerou desafios relacionados ao aprendizado e à convivênciaFoto: Joel Luiz | Assembleia Legislativa de Sergipe

O podcast Crisp entrevista recebeu, para seu episódio mais recente, o professor Bernard Charlot, educador e pesquisador cuja produção é referência internacional. Com obras publicadas ou traduzidas em mais de 18 países, o convidado escreveu alguns dos textos mais conhecidos no Brasil sobre violência em escolas. É dele, por exemplo, a distinção entre a violência na, da e contra a escola.

Os entrevistadores exploraram vários temas que marcaram a trajetória de Charlot. Ele concluiu o doutorado em Educação na Universidade de Paris X, em 1985, e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe, em 2020. Pesquisou os percursos escolares dos jovens das classes populares e de imigrantes, as políticas públicas em educação, a formação de professores,  a relação dos jovens com a escola, as avaliações escolares, entre outros tantos assuntos.

Aos entrevistadores, todos pesquisadores do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), Bernard Charlot, que é professor emérito da Universidade Paris 8, falou ainda sobre como a ampliação do acesso à educação básica pública, tanto no Brasil quanto na França, trouxe desafios importantes relacionados ao aprendizado, mas também à convivência, o que reverbera na forma de conflitos em escolas.

Toda dedicação ao tema da educação está refletida em seu livro Educação ou barbárie: Uma escolha para a sociedade contemporânea, lançado em 2020 pela Editora Cortez, no qual ele analisa os efeitos da educação orientada exclusivamente para avaliações externas e ranqueamento de escolas.

Ouça o episódio 37 do Crisp entrevista.