Coberturas especiais

Em poema de 1976, Drummond demonstrava preocupação com os rumos de Belo Horizonte

‘Triste Horizonte’, que será discutido em seminário nesta semana, foi tema de entrevista no programa Universo Literário

Vista aérea da região central da cidade
Vista aérea da região central da cidade Marcus Desimoni/Portal da Copa / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2l5Xtsh

Belo Horizonte completa 120 anos nesta terça-feira, 12 de dezembro. Em comemoração ao aniversário da capital mineira, ocorre ao longo desta semana o Seminário Escrita, Memória e Movimento. A programação é composta de quatro mesas de debate com temas relacionados à história da fundação, à memória, à arquitetura e à cultura da cidade.

Uma das discussões se dará na mesa Atritos no Tempo – Elaborações memoriais e poéticas das percepções da capital, formada pelos professores Bruno Viveiros e Sérgio Alcides, que vai falar sobre o poema Triste Horizonte, de Carlos Drummond de Andrade. Publicado em 1976 no Jornal do Brasil, o poema mostra a indignação do autor com os rumos que Belo Horizonte estava tomando à época.

A importância desse poema foi tema de entrevista com o professor Sérgio Alcides, da Faculdade de Letras da UFMG, na edição desta terça-feira do programa Universo Literário.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-12-12-2017.mp3

O Seminário Escrita, Memória e Movimento começa na quinta-feira, 14. Um dia depois, será realizada a mesa da qual participa o professor Sérgio Alcides, que começa às 9h, no Auditório do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3219-8486.

Ainda em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte, foram ao ar ao longo do programa leituras de trechos de livros e poemas que falam sobre a cidade, com narração de Gabriela Sorice. 

Ouça-Triste Horizonte.mp3
Ouça 'O Amaunense Belmiro.mp3
Ouça-A Capital.m