Em reunião com o presidente do Senado, reitores pedem recomposição orçamentária

Cortes têm prejudicado as atividades acadêmicas das Ifes mineiras, aproximando-as de um quadro de inviabilidade de funcionamento

Reitores do FORIPES estiveram com Rodrigo Pacheco em Brasília para entrega de ofício
Representantes do Foripes estiveram com o senador Rodrigo Pacheco, em Brasília, para entrega do documentoDivulgação

Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que integram o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) se reuniram nesta terça-feira, 30 de agosto, com o senador e presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. No encontro, os representantes das instituições entregaram a Pacheco um ofício sobre a recomposição do orçamento de 2022 e o ajuste no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023, que prevê um valor ainda menor que o deste ano.

O ofício destaca que o problema de diminuição orçamentária, aliado à alta inflação, que afeta significativamente os custos de materiais e serviços, tem levado as Ifes a uma situação próxima da inviabilidade de funcionamento, prejudicando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, que participou do encontro, destacou que, como Minas Gerais é o estado com o maior número de Ifes no país, qualquer corte orçamentário tem grande impacto na economia estadual e das cidades que sediam as instituições. Minas Gerais conta com 270 mil alunos em mais de 2 mil cursos espalhados por 11 Ifes.

“Uma das nossas missões é fazer a interlocução do conhecimento que produzimos com as demandas da sociedade, mas os cortes afetam essa nossa capacidade de ajudar o estado”, disse. Sandra acrescentou que o pedido de recomposição do orçamento deste ano e a garantia do orçamento adequado para o ano que vem são essenciais para que as instituições de ensino não terminem o ano com déficit. “A conta não está fechando. Estamos maiores e melhores em termos de impacto e reconhecimento, o que aumentou a demanda por assistência estudantil, por exemplo. Porém, hoje temos um orçamento equivalente ao que tínhamos em 2008, quando essa demanda era bem menor.”

O senador Rodrigo Pacheco, eleito por Minas Gerais, repercutiu o encontro em suas redes sociais. Ele destacou que o desenvolvimento do país passa pelo fortalecimento da educação das universidades e instituições de ensino, pois elas concentram a maior parte da produção de ciência e inovação do país. Pacheco comprometeu-se a trabalhar para atender às reivindicações das Ifes mineiras.

Articulação
Constituído em 2003, o Foripes reúne dirigentes de 19 instituições públicas de ensino superior sediadas em Minas Gerais. São 11 universidades federais, cinco institutos federais, duas universidades estaduais e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). O objetivo do Fórum é coordenar ações conjuntas e integradas de valorização e de defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Luana Macieira