Em vídeo institucional, UFMG mostra ações desenvolvidas na pandemia

Produção focaliza estágio da pesquisa da vacina contra a covid-19 e iniciativas para desenvolvimento de testes diagnósticos e preparação para o ensino remoto

Como parte das comemorações dos 93 anos da Universidade, a TV UFMG produziu um vídeo com informações sobre as ações da instituição no enfrentamento da pandemia de covid-19. O material de divulgação incluiu, além das pesquisas desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento, o atendimento à população prestado pelos hospitais das Clínicas (HC) e Risoleta Tolentino Neves (HRTN).

O vídeo destaca, por exemplo, a pesquisa que busca o desenvolvimento de uma vacina brasileira, a realização de 42 mil testes de diagnóstico, o fornecimento de insumos, equipamentos e medicamentos para os hospitais universitários e os estudos epidemiológicos, estatísticos e probabilísticos.

No âmbito do ensino remoto emergencial, o vídeo institucional traz os números sobre estudantes assistidos com equipamentos e acesso à internet e os cursos e atividades formativas para professores.

Reconhecimento
O vídeo também inclui dados alcançados pelo Programa Participa UFMG, lançado em 2015 para apoiar pessoas atingidas pelos rompimentos das barragens de Fundão, no município de Mariana, e Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Os esforços da Universidade foram reconhecidos com a Medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo Governo de Minas Gerais.

Atualizado a cada ano, o vídeo apresenta informações da UFMG relacionadas à comunidade acadêmica e a avaliações por rankings nacionais e internacionais e pelo Ministério da Educação, assim como resultados de ações, atividades e projetos desenvolvidos nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão em seus quatro campi: Pampulha, Saúde, Tiradentes e Montes Claros.

Assista ao vídeo: