Institucional

Em visita à UFMG, ministra Nísia Trindade, da Saúde, anuncia recursos para o estado

Hospital Risoleta Neves, mantido pela Universidade, é um dos centros beneficiados; secretário de Estado anunciou aporte de R$ 10 milhões para a vacina Calixcoca

Ministra Nísia Trindade Lima detalhou a destinação de recursos anunciados nesta sexta-feira Foto: Foca Lisboa | UFMG

Durante visita à UFMG na manhã desta sexta-feira, 21 de julho, a ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima, anunciou o repasse de R$ 180 milhões em recursos para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. Parte significativa desse montante – R$ 103,5 milhões – será destinada a hospitais localizados no estado, entre os quais o Risoleta Tolentino Neves, administrado e mantido pela UFMG.

“A portaria que assinarei hoje destina R$ 180 milhões em recursos para investimento em serviços de média e alta complexidade em Minas Gerais. Estamos fazendo um trabalho de revisão de tetos e recursos. É uma contrapartida necessária, por parte do governo federal, para o financiamento do SUS”, afirmou.

Nísia Trindade detalhou, ainda, que R$ 33,4 milhões serão destinados para a recomposição do teto financeiro dos municípios de Contagem, Cristais, Governador Valadares e Serra do Salitre. Em relação aos recursos para instituições filantrópicas de saúde, além do Risoleta, serão beneficiados também os hospitais Sofia Feldman, o Universitário de Ciências Médicas, o Complexo Hospitalar São Francisco e as Santa Casas de Belo Horizonte e de Ouro Preto.

“Outros R$ 50,9 milhões serão destinados à revisão de valores de serviços de oncologia, uma grande prioridade de saúde hoje no país e no mundo, muito impactado também pela pandemia de covid-19, que aumentou a dificuldade de diagnóstico e tratamento [de câncer]”, completou Nísia Trindade Lima. Esse valor será destinado a 32 unidades de saúde que oferecem tratamento contra o câncer em Minas Gerais.

Investimento na Calixcoca

Fábio Baccheretti: investir
Fábio Baccheretti: investir "naquilo que dá certo" Foto: Foca Lisboa | UFMG

Também presente à mesa, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou o repasse de R$ 10 milhões em recursos do governo de estado, para investimento nos estudos da Calixcoca, vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína e crack desenvolvida na UFMG.

“O estudo da vacina Calixcoca, financiado até aqui pela Fapemig, mostrou-se muito promissor e não podemos deixar, como gestores, de investir naquilo que dá certo. Os resultados até aqui foram animadores, demonstrando a eficácia da vacina, que é promissora em vários aspectos, como na possível utilização de sua plataforma para o desenvolvimento de vacinas para novas drogas sintéticas que estão surgindo hoje no mundo, despertando o interesse de outros países, como os Estados Unidos”, afirmou Baccheretti.

O evento reuniu, ainda, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, o secretário de Saúde da capital mineira, Danilo Borges Matias, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, além de deputados federais e estaduais.

Excelentes notícias

Sandra Goulart: UFMG como polo de vacinação
Sandra Goulart: UFMG como polo de vacinação Foto: Foca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida celebrou o fato de o evento ter sido espaço de “duas notícias excelentes para a UFMG”. “Em primeiro lugar, para nós, da UFMG, é uma satisfação receber a ministra Nísia Trindade em sua primeira visita ao estado de Minas Gerais. É um prazer recebê-la aqui na nossa casa, ainda mais em um momento tão especial, de duas notícias maravilhosas para a nossa Universidade e também para o estado de Minas Gerais”, comemorou.

“Primeiro, a notícia dessa verba, que virá para os hospitais de Minas Gerais, uma medida extremamente importante, que contempla uma unidade gerida pela UFMG, que é o Hospital Risoleta Tolentino Neves, que tem sofrido com problemas de superlotação, pela alta demanda que tem havido da nossa sociedade. Essa verba será muito bem-vinda, neste momento”, disse.

Sandra Goulart destacou ainda o importante aporte do governo de Minas anunciado pelo secretário Fábio Baccheretti. “A UFMG tem se tornado um polo de vacinação, de estudos de desenvolvimento de vacinas, e isso nos enche de orgulho. A Calixcoca é uma vacina sintética, ou seja, produzida sem agentes biológicos, com materiais químicos, e a proposta dela é atuar justamente contra a dependência em cocaína e crack. O imunizante já demonstrou resultados expressivos até agora e nós estávamos justamente à procura de apoio e financiamento para que a gente possa seguir para a fase de testes clínicos, como ocorreu com a nossa SpiN-TEC”, afirmou.

No BH-TEC, Ricardo Gazzinelli, ao fundo, apresentou o CTVacinas a Nísia Trindade, acompanhada de Sandra Goulart Foto: Raphaella Dias | UFMG

Visita ao CTVacinas
Após o evento, no auditório da Reitoria, a comitiva liderada pela ministra Nísia Trindade Lima passou pelo BH-TEC, onde visitou o CTVacinas da UFMG, que sedia, entre outros, os estudos da SpiN-TEC, primeiro imunizante totalmente nacional contra a covid-19. Após apresentação do CTVacinas pelo seu coordenador, professor Ricardo Gazzinelli, o grupo conheceu alguns laboratórios e o local onde estão sendo realizadas as obras de instalação do futuro Centro Nacional de Vacinas MCTI, parceria entre a UFMG, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o governo de Minas Gerais.

A TV UFMG também acompanhou a passagem da ministra pela Universidade. Assista ao vídeo:

Hugo Rafael