Internacional

Em webinário, Iesalc discute impacto da conferência de educação superior na América Latina

Reitora Sandra Goulart Almeida foi convidada a expor sua visão sobre os desafios postos durante evento organizado pela Unesco, no mês passado, em Barcelona

Identidade visual da Conferência Mundial de Educação Superior, realizada no mês passado, em Barcelona
Identidade visual da Conferência Mundial de Educação Superior, realizada no mês passado, em Barcelona Unesco

Um grupo de destacados especialistas em educação superior na América Latina que participou, no mês passado, da Conferência Mundial de Educação Superior se reunirá nesta quarta-feira, dia 15, em mesa-redonda on-line para discutir as lições e os desafios lançados pelo evento realizado em Barcelona e o seu significado para a América Latina e o Caribe. A atividade é organizada pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc). Os interessados em acompanhar a mesa-redonda pela plataforma Zoom devem se inscrever por meio deste link.

O Webinário sobre a CMES: mensagens a reter e desafios pendentes, que começa às 10h no horário da Venezuela (às 11h, no horário de Brasília), contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, presidente do Grupo Montevideo, da ministra da Educação da Colômbia, María Victoria Angulo González, do secretário de Políticas Universitárias da Argentina, Oscar Alpa, da subsecretária de Educação Superior do Chile, Verónica Figueroa, do presidente do Enlaces e diretor executivo da Associação Colombiana de Universidades (Ascun), Oscar Domínguez, e da reitora da Universidade  Nacional da Colômbia, Dolly Montoya, que preside a União de Universidades da América Latina (Udual). A moderação será feita por Victoria Galán-Muros, coordenadora de investigação e análises do Iesalc/Unesco.

Direito de todos e dever do Estado
Promovida pela Unesco, a Conferência Mundial de Educação Superior foi realizada em Barcelona de 18 a 20 de maio. As cerca de 1,5 mil pessoas que participaram do evento, entre representantes de governos, de redes internacionais de universidades e especialistas nos diversos campos relacionados à educação superior, discutiram ideias e práticas na educação capazes de assegurar desenvolvimento sustentável para o planeta e a humanidade. 

A reitora Sandra Goulart Almeida participou de mesa-redonda no dia 19 de maio, na qual defendeu que a educação deve ser encarada como “bem público, direito de todos e dever do Estado”. “É unânime entre nós a visão de que a universidade tem papel social importantíssimo, daí a necessidade de que a educação superior seja tratada como projeto de Estado”, disse a reitora da UFMG, que também mencionou em sua fala os Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas, como referência para a atuação das universidades públicas. “Noções como sustentabilidade, inclusão, justiça social e formação humanista devem orientar a educação superior. E a educação, em todos os níveis, não pode ser tratada como mercadoria”, afirmou a reitora da UFMG.