Pesquisa e Inovação

Tecnologia para o diagnóstico da covid-19 é tema de artigo da Science Advances

Teste já foi patenteado, mas ainda não está disponível no mercado

Teste foi desenvolvido
Teste foi desenvolvido na pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMGArquivo da pesquisa

A tecnologia inédita para o diagnóstico da covid-19 que foi patenteada pela UFMG no ano passado acaba de ser descrita no artigo Detecting anti-Sars-CoV-2 antibodies in urine samples: a non-invasive and sensitive way to assay covid-19 immune conversion, publicado hoje (sexta, 13 de maio) na revista Science Advances. Trata-se de um teste de detecção de anticorpos específicos em amostras de urina de pacientes que podem ser coletadas em qualquer período do dia. O teste é baseado no método Elisa – sigla, em inglês, para ensaio de imunoabsorção por ligação enzimática –, sendo mais simples, barato e menos invasivo do que o exame tradicional que usa amostras de sangue. 

A pesquisadora Fernanda Ludolf, uma das autoras do artigo, conta que a patente de inovação foi depositada pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) no fim de abril de 2021. Desde então, o processo tem caminhado, mas o teste ainda não está disponível no mercado. “Fazer uma tecnologia virar inovação é algo muito complexo. As empresas se interessam apenas pelo produto final, não pela tecnologia em si. Então, é necessário que finalizemos o produto antes que ele possa ser comercializado”, diz.

O teste para detecção da covid-19 que usa amostras de urina foi assunto de matéria publicada aqui no Portal UFMG.

Artigo: Detecting anti-Sars-CoV-2 antibodies in urine samples: a non-invasive and sensitive way to assay Covid-19 immune conversion. Publicado hoje na Science Advances e disponível on-line.
Autores: Fernanda Ludolf, Fernanda Ramos, Flávia Bagno, Myron Christodoulides, João oliveira da Silva, Thiago reis, Paula Vassallo, Cecilia Ravetti, Vandack Nobre, Flávio Fonseca, Eduardo Coelho 

Luana Macieira