Notícias Externas

Enem tem o menor número de inscritos em 16 anos

Queda é reflexo da decisão do governo de retirar a isenção da taxa para os inscritos que não tenham justificado o não comparecimento na edição anterior

Provas do ENEM
Provas do ENEM Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresenta o menor número de inscritos em 16 anos em sua edição de 2021. A baixa adesão veio após a decisão do governo federal de retirar a isenção da taxa de inscrição para candidatos que não tenham justificado o não comparecimento na edição anterior. Pelas regras do edital, seriam isentos do pagamento de 85 reais aqueles que já tiveram acesso ao benefício no Enem 2020 e estudantes de baixa renda ou da rede pública. Porém, para os que faltaram à prova, era necessário apresentar uma justificativa comprovada documentalmente. O processo de solicitação e concessão de isenção da taxa para a prova, que será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, ocorreu em junho.

Além da queda no total de candidatos, um levantamento do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) revela que houve também uma redução de mais de 50% na participação de pretos, pardos e indígenas, em comparação com a última edição da prova. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela reabertura do prazo de solicitação de isenção da taxa para estudantes que têm o direito, sem que seja necessário justificar a ausência no exame de 2020.

Para saber mais sobre o assunto e entender melhor as origens e consequências dessa redução no número de participantes no Enem 2021, o programa Conexões desta quinta-feira, 9, apresentado por Hugo Rafael, conversou com a professora Valéria Oliveira, do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares e do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.

"O Enem se tornou uma ferramenta fundamental para o acesso dos estudantes ao ensino superior, principalmente aqueles que antes não tinham essa oportunidade. [...] Quando o número de inscritos cai dessa forma, é um reflexo do contexto que gera as expectativas dos nossos jovens hoje, no ano de 2021, em um momento de tanta instabilidade econômica, política e sanitária, em função da pandemia que ainda não acabou", analisou a pesquisadora.

Ouça a entrevista no SoundCloud.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas