Escola de Enfermagem recebe doações de lenços para pacientes oncológicos do HC

Turbantes de diversos formatos e estampas também estão sendo recolhidos para serem entregues ao Instituto Jenny de Andrade Faria

Caixa para entrega das doações, no campus Saúde
Caixa para entrega das doações, no campus Saúde Foto: Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem UFMG

A Escola de Enfermagem da UFMG está recebendo doações de lenços e turbantes, de diversos formatos e estampas, que serão destinados ao Instituto Jenny de Andrade Faria (IJAF), um dos anexos do Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Ebserh. As doações podem ser entregues até 24 de outubro, na caixa localizada no hall de entrada da Unidade, no campus Saúde (Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia).

A iniciativa é do projeto de extensão Integração docente assistencial entre o curso de Enfermagem e do Instituto Jenny de Andrade Faria, coordenado pela professora Márcia dos Santos Pereira, do Departamento de Enfermagem Aplicada da UFMG. A docente explica que, com a queda dos cabelos durante o tratamento oncológico, os lenços se tornam aliados das pacientes, como alternativa para manter a autoestima. "Essas doações vão permitir que a paciente possa escolher o lenço ou turbante de que mais gostar e fazer variadas amarrações”, explica.

O projeto é realizado em parceria com as enfermeiras obstetras do IJAF Adriane de Carvalho Oliveira e Leydiane Andrade Ferreira e conta com a participação da residente em enfermagem obstétrica Jaqueline Vitorini da Silva, das estudantes de graduação em enfermagem Izadora Rodrigues Alves e Julia Machado Vilaça e da coordenadora de enfermagem do IJAF, Juliana Santos Neves.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem