Formas de Ingresso

Videocast retrata os cursos de Geologia e de engenharias de Minas e Metalúrgica

Potencial do estado no campo da mineração e a contribuição da UFMG para o seu desenvolvimento são abordados em novo episódio da série

Em novo episódio da série de videocasts da Mostra Sua UFMG, a estudante Maria Eduarda Carvalho conversa com os professores Pedro Rosa, do curso de Geologia, Viviane Borges, do curso de Engenharia de Minas, e Pedro Henrique Pereira, do curso de Engenharia Metalúrgica.

Em comum, os três cursos lidam com questões relacionadas a uma das vocações econômicas de Minas Gerais, estado que abriga importantes riquezas minerais e oferece cenários estratégicos para o desenvolvimento de trabalhos de campo para mapeamento geológico e aulas sobre a variedade de rochas, minerais e estruturas de relevo.

A série pretende apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG. Realizadas por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom), as produções, exibidas semanalmente, promovem conversas informativas e descontraídas com os docentes da Universidade. O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira na qual pretendem ingressar.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra das Profissões – adota formato híbrido, com evento presencial em 20 de maio, precedido de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.

O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, a Mostra foi realizada em formato presencial e chegou a reunir cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, foi suspensa em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos.