Formas de Ingresso

Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas seleciona candidatos para mestrado e doutorado

Editais preveem vagas para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e com deficiência

Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas seleciona candidatos para mestrado e doutorado
Programa tem linhas de pesquisa em áreas como engenharia de materiais, metalurgia extrativa e tecnologia mineralLucas Braga | UFMG

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) está selecionando candidatos para mestrado e doutorado. As inscrições devem ser feitas até setembro por formulário eletrônico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 188,94, e o pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Do edital regular, são oferecidas 30 vagas para mestrado, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, e 30 para doutorado, em regime de fluxo contínuo. Sete vagas do mestrado e doutorado estão reservadas para candidatos autodeclarados negros.

Do edital suplementar, duas vagas de mestrado e duas de doutorado são reservadas a indígenas e pessoas com deficiência, sendo uma modalidade por grau acadêmico. O ingresso é no primeiro semestre de 2023. Os candidatos devem cumprir os critérios exigidos em cada modalidade de vaga selecionada.

Serão isentos de pagamento candidatos cuja situação econômica justifique a gratuidade da inscrição, o que deverá ser solicitado à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) pelo menos 15 dias corridos antes do encerramento do período das inscrições do processo seletivo.

Áreas de concentração
Os candidatos deverão optar por uma das quatro áreas de concentração no momento da inscrição: Ciência e Engenharia de Materiais, Metalurgia Extrativa e Meio Ambiente, Metalurgia Física e de Transformação e Tecnologia Mineral. A seleção será realizada em duas etapas. A primeira, eliminatória, abrange prova de conhecimentos e análise de currículo; a segunda, classificatória, constitui-se de plano de trabalho e arguição oral do projeto em modalidade remota síncrona. O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem demonstrar domínio da língua inglesa por meio de certificados emitidos por entidades credenciadas.

Mais informações podem ser obtidas no site da PPGEM ou solicitadas pelo e-mail ppgem@demet.ufmg.br.