Engenharias e ciências exatas discutem planejamento de retorno das atividades

Em fórum on-line nesta quarta, professores abordarão suas experiências com o ensino remoto

Escola de Engenharia, no campus Pampulha, abriga 11 cursos de graduação
Escola de Engenharia, no campus Pampulha, abriga 11 cursos de graduação Lucas Braga / UFMG

A terceira edição da série de fóruns on-line que a UFMG está promovendo para debater a retomada das atividades acadêmicas será realizada nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 14h. Desta vez, professores e estudantes farão uma análise das condições dos cursos das áreas de engenharia e ciências exatas. O evento terá transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube, com tradução em Libras.

O Fórum terá dois blocos. O primeiro reunirá experiências e impressões de docentes que já produziram videoaulas e material que pode ser usado no ensino remoto. Os relatos serão feitos pelos professores Luiz Antônio Aguirre, Ernani Sales, ambos da Engenharia, Lucas Lages e Renato Antônio Celso, dos Departamentos de Física e Ciência da Computação, respectivamente.

No segundo bloco, os discentes Guilherme Ximenes, do curso de Engenharia de Sistemas, e Thomas Carrieri, de Matemática, vão expor a visão dos estudantes sobre o momento. A mediação será feita pela professora Cristina Alvim, presidente do Comitê Permanente para Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG.

A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, que fará a abertura do encontro, explica que a situação imposta pela pandemia de Covid-19 obrigou a UFMG a estruturar um plano de ação emergencial para apoiar a comunidade na preparação para o retorno das atividades acadêmicas. “Os fóruns on-line integram essas ações e, mesmo abordando questões e situações específicas das áreas do conhecimento, constituem espaço privilegiado para troca de experiências em relação a diferentes estratégias pedagógicas que podem ser incorporadas por outras áreas e cursos, favorecendo, inclusive, a identificação de possibilidades de ações interdisciplinares”, afirma.

Ainda segundo a pró-reitora de Graduação, os fóruns também são espaço de diálogo com os estudantes da UFMG, “que têm contribuído significativamente com suas avaliações, experiências e propostas”.

O primeiro fórum, realizado no fim de maio, pôs em discussão os impactos gerais da pandemia no ensino superior, em especial na UFMG, e o segundo, ocorrido no último dia 10, tratou do contexto dos cursos de saúde. A quarta edição está prevista para 8 de julho. Os eventos, gravados, estão disponíveis no canal da CAC no YouTube.

Os fóruns são realizados no âmbito do Programa Integração Docente, parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A iniciativa é apoiada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

O Programa promove ações de formação para os docentes destinadas ao uso das tecnologias digitais no ensino, como oficinas, minicursos, fóruns on-line e webinars, e disponibilizar tutoriais e guias de apoio tecnológico. Mais informações estão disponíveis no site do Programa.

Debate com a comunidade
A retomada das atividades presenciais na UFMG vem sendo debatida no âmbito dos órgãos de deliberação superior e da própria comunidade. Neste mês, o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) apreciaram as propostas de planejamento para o retorno das aulas, por meio do ensino remoto emergencial, que foram apresentadas pelas câmaras de Graduação e Pós-graduação da UFMG.

Os documentos foram encaminhados às diretorias das unidades para que sejam incorporadas sugestões adicionais da comunidade. O objetivo é subsidiar o Cepe na definição de datas, prazos e detalhamentos para recomposição do calendário acadêmico.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd