Notícias Externas

Então Brilha completa 10 anos no carnaval 2020

De uma reunião de amigos, o bloco se tornou um dos maiores do carnaval de BH

Bloco sai ao nascer do sol e arrasta uma multidão no sábado de carnaval
Bloco sai ao nascer do sol e arrasta uma multidão no sábado de carnaval Foto: Laura Fonseca e Rodrigo Tinoco / Facebook Então Brilha

Em 2010, um grupo de amigos resolveu formar uma ala para desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. No ano seguinte, esse mesmo grupo de amigos resolveu tomar novos ares e se desfilar em Belo Horizonte, onde a folia com blocos de rua voltava a ganhar força. Essa é a história resumida do Então, Brilha!, que em 2012 saiu pela primeira vez como um “bloco de carnaval”. O nome faz uma brincadeira com a estrela do jogo Super Mario Bros e, ao mesmo tempo, traz uma referência ao poeta russo Vladimir Maiakovski, que dizia “Brilhar pra sempre, brilhar como um farol, brilhar com brilho eterno, gente é pra brilhar”. O Então Brilha tem essa tradição de sair cedinho, junto com o nascer do sol, e mesmo com um horário não tão convidativo assim, o grupo tem arrastado milhares de pessoas em seu cortejo, levantando a bandeira da diversidade, igualdade e liberdade. 2020 é um ano mais que especial para o Então Brilha, que celebra 10 anos de existência e traz, para este desfile, o lema “Esperança de um tempo melhor”. Com um repertório homenageando artistas como Daniela Mercury, Cazuza e Lulu Santos, o bloco pretende levantar questões como o combate à violência contra a mulher, a população LGBT e ao racismo...sem deixar de fora a luta de classes.

Michelle Andreazzi, uma das vocalistas do Então Brilha, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 21.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A concentração para o desfile do Então Brilha começa às 4 da manhã, na esquina da Avenida do Contorno com Rua Curitiba, no Centro. A saída será junto com o nascer do sol, que está prevista para às 5 e 50 da manhã. Para mais informações, acesse facebook.com/entaobrilha.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael e Luiza Glória.