Equipe da Escola de Veterinária reforça Brigada Animal em Brumadinho

Cinquenta e sete animais já foram resgatados; unidade móvel realiza pequenas cirurgias

Bovino é resgatado pela Brigada Animal em Brumadinho
Bovino é resgatado pela Brigada Animal em Brumadinho CRMV/MG

Equipe de professores, residentes e alunos de pós-graduação da Escola de Veterinária estão em Brumadinho desde a última segunda, 28, para ajudar no resgate de animais afetados pelo rompimento da barragem da Vale ocorrido na sexta-feira, dia 25. O grupo integra a Brigada Animal, coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), juntamente com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Minas) e o Fórum Nacional de Proteção Animal. Em nota publicada em seu Portal, a Escola de Veterinária afirma que as equipes seguem “criteriosamente os protocolos internacionais de bem-estar animal, além dos protocolos de segurança do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”.

O grupo da UFMG reúne o doutorando em Clínica de Ruminantes pela UFMG Ronaldo Martins e os residentes do Hospital Veterinário, Guilherme Lemos e Naiara Barcelos. Até o momento, foram resgatados 57 animais, sendo 27 cães, 14 pássaros, oito galinhas, dois galos, dois bovinos, dois patos, um gato e um cágado. Três procedimentos de eutanásia foram realizados, sendo dois em bovinos e um em equino.

Nesta quinta-feira, a TV UFMG acompanhou os trabalhos do grupo. Assista ao vídeo:

Atendimento móvel
Na manhã desta quinta-feira, 31, a Escola de Veterinária enviou a Brumadinho a sua Unidade Veterinária de Atendimento Móvel (Uvam)  para a realização de pequenas cirurgias. O Hospital Veterinário também está de prontidão para receber animais, fornecer medicamentos controlados e enviar equipes de professores, residentes e alunos de pós-graduação, sob supervisão, para atendimentos a demandas específicas no local. A Unidade também está elaborando planos de assistência de médio e longo prazos para os animais resgatados.

Em parceria com o CRMV-MG, a Escola de Veterinária também está cadastrando voluntários entre profissionais da área. Os interessados devem entregar formuláriopreenchido e impresso no Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Veterinária, campus Pampulha, ou enviar e-mail para ascom@crmvmg.gov.br com as seguintes informações: nome completo, número de inscrição do CRMV-MG (caso seja inscrito), área de atuação profissional e telefone de contato.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária