Ensino

Equipe da UFMG compete em evento de modelagem computacional; projetos recebem votação do público

Projeto que simula válvulas cardíacas biológicas artificiais, desenvolvido por equipe de estudantes de Engenharia da UFMG, disputa votação do público em desafio acadêmico de modelagem computacional.

A equipe Volitans, formada pelos estudantes Laura Tameirão Sampaio Rodrigues, Lucas Coelho e Silva e Lucas Costa Machado, do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, desenvolveu estudo que investiga a possibilidade de fazer simulações para avaliar válvulas biológicas artificiais.

Em site criado para participar da competição acadêmica 6º Desafio ESSS de Modelagem Computacional, os participantes explicam que empresas especializadas realizam diversos testes em laboratório, de custo elevado, “que são de extrema importância para validar válvulas biológicas e manter a qualidade do processo de fabricação”. A intenção dos estudantes é reduzir o custo do produto e desenvolver dispositivos de melhor qualidade.

A equipe é orientada pelos professores Marcelo Greco, do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia, e Cláudio Leo Gélape, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina.
Detalhes sobre o projeto estão no site da equipe e no vídeo, que depende de curtidas do público para vencer a competição. Segundo os estudantes, “metade da nota do trabalho baseia-se no número de curtidas do vídeo do projeto no YouTube”.