Lazer e esporte

Equipe de atletismo do CTE vence campeonato brasileiro sub-16

Com 13 atletas, delegação alcançou a primeira colocação nas categorias masculina e feminina

Equipe de atletismo do CTE é formada por 13 atletas, três técnicos e um supervisor
Equipe de atletismo do CTE é formada por 13 atletas, três técnicos e um supervisor Divulgação / Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Atletismo

A equipe de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, federada pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF-MG), conquistou o título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo sub-16. Organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela Federação Cearense de Atletismo (FCAt), a competição foi encerrada neste domingo, 22, na pista do Estádio Unifor, em Fortaleza, Ceará. 

A equipe do CTE somou 182 pontos na classificação geral e foi a vencedora das categorias masculina, com 116 pontos, e feminina, com 66. No revezamento 4x75 metros, Antonela Zandona, Isabelle de Oliveira, Julia Victoria Vaz e Laiza Gonçalves compuseram a equipe que ficou com a medalha de ouro. No arremesso de peso, Bianca Moreira alcançou o segundo lugar. 

Entre os homens, Raul de Oliveira, Lorenzo Peruchin, Guthierre Costa e Davi Santos também conquistaram o primeiro lugar no revezamento 4x75. Vitor Baptista e Davi da Silva Fernandes completaram a sequência de vitórias no arremesso de peso e no lançamento de dardos, respectivamente. A delegação do CTE reuniu 13 atletas, três técnicos e um supervisor.

Infraestrutura
"Vejo um potencial muito grande na geração sub-16 e também na sub-18, que entraram na equipe por meio de peneiras feitas em Belo Horizonte", revela o professor Leszek Smurchrowski, do Departamento de Esportes da UFMG e supervisor de Atletismo do CTE. Primeiro diretor do Centro, Leszek destaca a infraestrutura e os equipamentos disponíveis como fatores fundamentais para a vitória.

Leszek também mencionou as dificuldades enfrentadas durante a competição. “Por ser uma modalidade complexa e influenciada por fatores climáticos na hora da disputa, pude contribuir com minha experiência para conseguirmos esse resultado inédito. Lembrei-me da época em que treinava atletas olímpicos", disse ele, que também destacou o apoio do Ministério do Esporte ao CTE

Resultados gerais
Na classificação geral por estado, o campeão foi o Paraná com 16 medalhas (11 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze), seguidos por São Paulo, com 21 medalhas (8, 6, 7) e Minas Gerais em terceiro, com 16 (4, 8, 4). No feminino, o Paraná levou 10 medalhas (6, 1, 3), São Paulo 7 (3, 3, 1) e Minas Gerais 11 (2, 6, 3). No masculino, São Paulo foi o primeiro em medalhas com 14 (5, 3 e 6), seguido do Paraná, com 8 (5, 1, 2) e Santa Catarina. com 12 (2, 4, 6). Os resultados detalhados estão disponíveis no site da Confederação. Participaram do Brasileiro 512 atletas, sendo 272 no masculino e 239 no feminino.

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo sub-16 é o primeiro torneio de entrada nas categorias de base do atletismo em âmbito nacional. Na edição do ano passado, o CTE/APCEF ficou em segundo lugar geral, com 89 pontos. Foi campeão na categoria masculino e sétimo lugar no feminino.  

Com Confederação Brasileira de Atletismo