Escola de Ciência da Informação celebra 70 anos com exposição virtual

A mostra é colaborativa e conta com participação de pessoas que fazem ou fizeram parte da história da ECI

Fotografia que integra a sala
Fotografia que integra a sala "Pelos jardins da ECI", da Exposição virtual dos 70 anos da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Foto: Diogo Domingues

Em 1 de março de 2020, a Escola de Ciência da Informação da UFMG completou 70 anos de história. Quando as comemorações estavam prestes a começar, a pandemia chegou e interrompeu todos os eventos presenciais. Agora, atividades virtuais integram a programação em celebração às 7 décadas da escola. Uma delas é a Exposição Virtual 70 anos ECI UFMG, que faz parte do Projeto de Extensão coordenado pelo professor Jezulino Lúcio Mendes Braga.

A ECI foi fundada em 1950 e incorporada à UFMG em 1963, contando com os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, além da pós-graduação. "Esses três cursos em conjunto formam a epistemologia da ciência da informação, que é, sobretudo para a sociedade, envolver aspectos para a catalogação de livros, discussão sobre a memória, a relação da memória com o passado e o presente", destaca Jezulino Braga, coordenador geral da exposição e coordenador do curso de Museologia da UFMG, o mais novo da escola, com 10 anos de existência. O curso é um desejo antigo da UFMG e um dos motivos é o fato da Universidade ter 25 museus.

A Exposição virtual dos 70 anos da Escola de Ciência da Informação da UFMG está disponível digitalmente em plataforma própria da ECI e é subordinada ao LavMUSEU UFMG, grupo de pesquisa e laboratório virtual do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da ECI/UFMG, coordenado pela professora Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga.

É também uma mostra colaborativa, ou seja, toda a comunidade acadêmica que faz ou fez parte da história pode contribuir com imagens e memórias. "Ela foi pensada a partir de uma lógica sensível, da relação com o sujeito com a Escola de Ciência da Informação. Portanto, a conexão que nós mobilizamos para essa exposição é entre todos os técnico-administrativos, professores e estudantes que tenham uma relação com a Escola. Que tenham na escola uma referência", explica o professor Jezulino Braga.

A mostra é composta de quatro salas. A primeira dá conta da história da Biblioteconomia em Minas Gerais, a segunda conta sobre a ECI sobre rodas, que é o projeto do carro-biblioteca da universidade, a terceira se refere aos cursos de Arquivologia e Museologia. A última é a sala colaborativa. Intitulada "Pelos Jardins da ECI", aborda o prédio físico da Escola e as relações subjetivas que as pessoas mantêm com ele. Nesta sala, os visitantes podem dar depoimentos e escrever sobre a relação com o espaço. Essa atividade é permanente. Basta entrar no site da exposição e participar. Clique aqui

O coordenador geral da exposição e coordenador do curso de Museologia da UFMG, Jezulino Lúcio Mendes Braga, participou do programa Conexões e deu mais detalhes sobre o processo de desenvolvimento da exposição, as atividades que serão realizadas nos próximos meses e falou sobre os cursos da Escola de Ciência da Informação

Ouça a entrevista com Luiza Glória

Jaiane Souza