Escola de Ciência da Informação passará por reestruturação organizacional
Medida foi aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada na última terça-feira, 17 de dezembro, e casará com as comemorações dos 75 anos da unidade
Às vésperas de comemorar os seus 75 anos de existência, a Escola de Ciência da Informação (ECI), situada no campus Pampulha, passará por uma reestruturação organizacional. A reestruturação foi aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada na última terça-feira, 17 de dezembro.
Essa reestruturação começará a ser implementada assim que for publicada em portarias e/ou resoluções, o que está previsto para ocorrer em janeiro. A partir de então, as mudanças pragmáticas nas estruturas e rotinas da unidade devem ser implementadas em um prazo de até seis meses.
De modo geral, a reestruturação extingue os dois departamentos que existem hoje – Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) e Departamento de Organização e Tratamento da Informação (DOTI) – e cria comissões permanentes de ensino e de recursos humanos. Essas novas estruturas vão absorver as funções administrativas e acadêmicas dos departamentos extintos.
No novo formado, os professores passam a estar administrativamente lotados na diretoria da Escola. “A nova organização cria também a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão com o objetivo de potencializar a indissociabilidade desses dois pilares tão importantes ao tripé que fundamenta a estrutura universitária”, anota-se na nota publicada no site da ECI divulgando a reestruturação.
Para o Eduardo Valadares, diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI), a reestruturação marca um momento significativo na história da Escola, que vai comemorar os seus 75 anos de existência em março de 2025. “Homenageio, nesta oportunidade, o professor Eduardo Wense, diretor da ECI (gestão 2002-2006) que, em 2002, plantou a semente desta ideia. Homenageio também a todos professores e técnicos que nos antecederam e aos que trabalharam conosco nestes últimos dois anos e meio nesta construção”, disse.
A reestruturação contempla ainda a criação de outras estruturas administrativas. Outros detalhes sobre a novidade podem ser obtidos na matéria sobre o assunto publicada no site da ECI.