Escola de Enfermagem abre polo de vacinação contra a covid-19

Imunização seguirá calendário estabelecido pela Prefeitura de Belo Horizonte

Professora Vânia Gouveia tomou a segunda dose da vacina AstraZeneca no posto montado na Escola de Enfermagem
A professora Vânia Gouveia tomou a segunda dose da vacina AstraZeneca no posto montado na Escola de Enfermagem Rosânia Felipe | UFMG

Começou a operar nesta segunda-feira, dia 28, um polo de vacinação contra covid-19 na Escola de Enfermagem no campus Saúde, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A imunização seguirá o cronograma preconizado pela PBH e ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, 1º andar, bairro Santa Efigênia.

A diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Maria Soares, ressalta que, desde o início da pandemia, a Unidade se pôs à disposição para atuar na campanha de enfrentamento da covid-19. “A Enfermagem sempre teve atuação ativa nas campanhas de vacinação. Temos expertise nessa área, já organizamos várias campanhas. O polo de vacinação é um projeto institucional na modalidade de extensão, que envolve docentes de todos os departamentos da Escola e estudantes dos cursos da área da saúde da UFMG. É um momento histórico, em que demonstramos a nossa responsabilidade social e contribuímos para aumentar os indicadores da vacinação no país”, afirma.

A coordenadora do projeto de extensão, professora Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, enfatiza que o objetivo principal é executar atividades referentes à imunização contra covid-19, tais como conferir a situação vacinal dos indivíduos, indicar a necessidade de atualização de outros imunobiológicos e fornecer orientações sobre os possíveis eventos adversos pós-vacinação. “Esperamos proporcionar aos estudantes um momento rico de aprendizado.”

Segundo o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Pró-reitoria de Graduação, professor João Henrique Lara de Amaral, que fez o contato com a direção da Escola de Enfermagem para a parceria com a Prefeitura, a integração dos cursos da área de Saúde da UFMG com o SUS/BH vem-se consolidando ao longo do tempo. “A pronta resposta da Universidade e dos cursos da área da saúde deixa claro o compromisso da UFMG com a saúde da população.”

A estudante do 9º período do curso de Enfermagem Fernanda Alves do Nascimento afirma que participar do projeto valoriza o compromisso da universidade pública com a sociedade e também a importância do SUS. “A vacina é a melhor ferramenta para vencermos a pandemia e vivermos dias melhores com a redução do número de mortes evitáveis”, destaca a estudante.

Condições
Para se vacinarem, as pessoas não podem ter recebido vacina (contra a covid-19 ou outras doenças) nos últimos 14 dias. A pessoa também não deve ter contraído a doença com início de sintomas nos últimos 30 dias. Todas as informações sobre a campanha de vacinação na capital mineira estão disponíveis no Portal da Prefeitura de BH.

O polo de vacinação da Escola de Enfermagem é o segundo montado pela UFMG. Desde março, o campus Pampulha abriga um posto em regime de drive thru, em que as pessoas são imunizadas dentro dos automóveis. O posto está instalado no prédio da Unidade Administrativa 2, com entrada pela portaria da Avenida Antônio Abrahão Caram.

Rosânia Felipe / Escola de Enfermagem