Extensão

Escola de Inverno sobre direitos humanos começa na quarta-feira

Curso de extensão terá encontros semanais e virtuais até 1° de setembro; inscrições estão abertas

Mural na Bolívia: segunda edição da Escola de Inverno tem foco na América Latina
Mural na Bolívia: segunda edição da Escola de Inverno tem foco na América Latina Youth for Human Rights Brasil

A Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos será inaugurada nesta quarta-feira, 30 de junho. A aula de abertura, sobre educação para direitos humanos na América Latina, terá início às 17h e será ministrada pela professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política da UFMG, e por Rodolfo Brardinelli, docente da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina). A mediação estará a cargo da pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, atual coordenadora da Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

A aula de abertura terá ainda a presença da reitora Sandra Goulart Almeida e do diretor adjunto de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, Dawisson Lopes.

Iniciativa da UFMG e da AUGM, a Escola de Inverno terá dez aulas, sempre às quartas-feiras, das 17h às 20h, até 1° de setembro. Todas as aulas serão transmitidas pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.

Marlise Matos coordena pesquisas sobre a mulher na UFMG
Marlise Matos coordena pesquisas sobre a mulher na UFMG Reprodução YouTube

As inscrições podem ser feitas até quarta, dia 30, em formulário eletrônico que tem versões em português e espanhol. A formação é aberta ao público geral, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades e gestores de políticas públicas.

Abordagem ampliada
Em sua segunda edição, a Escola de Inverno tem o objetivo de promover reflexões aprofundadas sobre os princípios, valores e aspectos que marcam os direitos humanos no Brasil, na América Latina e no mundo. Discutem-se os aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.

Cada encontro terá dois docentes, um servidor técnico-administrativo e um representante da cátedra, que atuará como mediador. Em suas exposições, os docentes vão articular teoria e prática de temas como direitos humanos e população LGBTQI+, imigração, refúgio e educação para a igualdade racial e de gênero.

Rodolfo Brardinelli
Rodolfo Brardinelli: comunicação e direitos humanosUniversidad Nacional de Quilmes

As aulas serão ministradas por professores de 12 universidades vinculadas à Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. As universidades do Chile, Mayor de San Andrés (Bolívia) e Nacional do Litoral (Argentina) são algumas das instituições participantes do projeto. No Brasil, além da UFMG, o evento reúne professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unicamp.

Esta edição da Escola de Inverno recebeu cerca de 1.500 inscrições. A organização criou grupos de Whatsapp (em português e espanhol) por meio dos quais serão compartilhados materiais utilizados nas aulas e informações de interesse. 

Os certificados (30 horas-aula) serão emitidos pela UFMG para os participantes inscritos que cumprirem 75% das atividades.

primeira edição do curso foi realizada em fevereiro de 2020, nos auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas, campus Pampulha. Outras informações estão disponíveis no site da Proex.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão