Escritor italiano expõe sua 'crítica da vítima' em palestra na UFMG

Daniele Giglioli, professor da Universidade de Bérgamo, analisa estratégia que divide a sociedade em vítimas e algozes

Escritor italiano vem ao Brasil discutir os sintomas da vítima contemporânea
Giglioli: ser vítima ativa potente gerador de identidadeDivulgação

Em turnê de divulgação no Brasil da edição revista da obra Crítica da vítima, o escritor italiano Daniele Giglioli vem à UFMG para ministrar uma palestra sobre as suas reflexões. A conversa será nesta quinta-feira, 7 de junho, às 14h, no Auditório 1007 da Faculdade de Letras, no campus Pampulha. A palestra será apresentada em italiano com projeção do texto em português. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Giglioli é professor de Literatura Comparada na Universidade de Bérgamo e articulista do jornal Il Corriere della Sera. Em sua obra, publicada pela Âyiné, uma editora ítalo-brasileira, o autor analisa os sintomas da vítima, a quem ele chama de herói do nosso tempo: “Ser vítima dá prestígio, exige atenção, promete e promove reconhecimento, ativa um potente gerador de identidade, direitos e autoestima. Imuniza contra qualquer crítica, garante inocência para além de qualquer dúvida razoável”, explica.

.

Capa: Julia Geiser

Com três capítulos, o livro apresenta uma investigação sobre a origem da ideologia vitimária e a consolidação de estratégia de lamúrias que divide a sociedade em vítimas e algozes. A intenção do autor não é fazer um ataque ao que chama de “vítimas reais”, mas jogar luz sobre a inversão da figura da vítima, que, segundo ele, ganhou condição de privilégio.

Para formular a sua crítica, Giglioli recorre a pensadores como Kant, Foucault e Proust e também a eventos do passado – Revolução Francesa, Holocausto, Guerra do Vietnã, entre outros momentos emblemáticos da História. Por fim, ele diz dedicar o livro às vítimas que querem se livrar dessa condição.

Além da UFMG, o professor italiano fará, de 5 a 12 deste mês, conferências em livrarias de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Com 177 páginas, Crítica da vítima foi traduzido por Pedro Fonseca. O livro custa R$ 39 (versão impressa) e R$ 12 (ebook)

Com Assessoria de Comunicação da Editora Âyiné