Extensão

Espaço do Conhecimento promove atividades para todas as idades

Debate sobre cuidados com a pele, ioga para crianças, show e clube do livro movimentam o museu neste sábado

O Espaço do Conhecimento preparou para este sábado, 25, atividades gratuitas que vão de cuidados com a saúde a discussões literárias e apresentação musical.

O dia vai começar, às 11h, com uma discussão sobre Exposição ao sol: danos e benefícios, integrada ao projeto Café Controverso. Responsável por efeitos nocivos potenciais à pele e ao organismo, o sol também pode ser um grande aliado da boa saúde, já que é fonte de vitamina D, que contribui para a força dos ossos. O debate contará com a participação da professora Ivani Novato, da Faculdade de Medicina, e da dermatologista Claudia Marcia de Resende Silva, com mediação da professora aposentada da Faculdade de Medicina Rocksane Norton.

Discussão sobre cuidados com a pele, durante a exposição solar iniciam as atividades.
Programação terá debate sobre cuidados com a pele relacionados à exposição ao solFotos Públicas / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Às 15h, crianças com idade a partir de cinco anos poderão desfrutar os benefícios da ioga na oficina gratuita Criança também faz ioga. Os participantes poderão entender sobre como a prática regular pode gerar melhorias na concentração, no aprendizado e na autoconfiança, além de combater o estresse e ajudar no equilíbrio físico e mental, com base em posturas, mantras e respiração.

Voz, violão e ficção científica

Às 17h, os tapetes de borracha da ioga saem de cena para a entrada da cantora mineira Maria Júlia. O show de voz e violão é a atração do Multiverso deste mês, com entrada gratuita e classificação livre. Maria Julia vai apresentar releituras de sucessos do indie e da MPB, além de composições próprias. Criada em Lagoa da Prata, a artista já tocava violão e escrevia suas próprias canções na adolescência. Foi vocalista da banda Kimera e integrou projetos musicais diversos. Atualmente, está em carreira solo e participa de eventos culturais independentes, como E-Cult e Festival Lacustre, e de coletivos de sua cidade.

Maria Júlia se apresenta, gratuitamente, no museu.
Maria Júlia se apresenta no projeto Multiverso, com entrada gratuitaEspaço do Conhecimento / Divulgação

O evento ocorre desde março deste ano, sempre às 17h. As apresentações integram o Circuito Cultural da UFMG, por meio do edital Muitas Culturas nos Campi, promovido pela Diretoria de Ações Culturais (DAC).

Última edição do clube ocorre este sábado.
Última edição do Clube de Ficção ocorre neste sábadoDivulgação / Espaço do Conhecimento

Mais tarde, às 19h, as atividades do Clube de Ficção Científica do Espaço do Conhecimento encerram o dia no museu. A última edição do Clube vai tratar da obra A mão esquerda da escuridão, da escritora americana Ursula Le Guin, primeira mulher a conquistar os mais importantes prêmios de ficção científica, firmando-se como a dama do gênero literário.

A narrativa apresenta Genly Ai, mensageiro enviado a um planeta distante onde as pessoas, sem gênero definido, podem se manifestar como homens ou mulheres, pais ou mães. Com base em situações como essa, a autora estimulou reflexões sobre temas polêmicos do mundo contemporâneo, como polarização política, conflitos religiosos e igualdade entre os sexos.

Os interessados em participar do encontro devem enviar mensagem para conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação indicativa é de 12 anos, e a entrada é gratuita.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários. Outras informações podem ser obtidas no site do Espaço ou pelo telefone (31) 3409-8350.

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento)