Notícias Externas

Espaço do Conhecimento UFMG celebra 10 anos de história e atividades

Programação de comemoração vai até o dia 12 de dezembro e conta com lives, projeções na Fachada Digital do espaço, lançamento de documentário e mais

Diomira Faria, Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG
Diomira Faria, Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG Kayke Quadros / Espaço do Conhecimento UFMG

Em 21 de março de 2010, surgia um local comprometido em estimular e interagir com o conhecimento de forma crítica, um centro de produção e difusão dos mais diversos saberes. O Espaço do Conhecimento UFMG está completando 10 anos de história e foi o primeiro equipamento cultural do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O museu conta com programação ampla: mostras de longa permanência e temporárias, atividades diversas como apresentações de arte e cultura, palestras, oficinas e cursos, tem também um planetário e terraço, que oferecem sessões de observação ao céu, e uma fachada digital, espaço de mostras diversas. Atualmente, o Espaço do Conhecimento é fruto de uma parceria entre a UFMG e o Governo de Minas e está vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). 

A história do museu começou bem antes de 2010. "Em 1997, nós tivemos o primeiro projeto de transformar os edifícios que ficam no entorno da Praça a da Liberdade em lugares que abrigassem a cultura nas suas mais diversas representações. Então, nessa época, foi lançada a ideia de transformar a região nesse território", explica a Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG, Diomira Maria Cicci Pinto Faria. Dessa forma, de acordo com Diomira, a UFMG, como guardiã do maior acervo de pesquisa acadêmica do estado, foi convidada para participar do grupo de edificações. O objetivo era apresentar para o morador de BH e para o turista a cultura local, do Brasil e do mundo. E a ciência, claro.

Depois de 10 anos, o espaço é considerado um elo que conecta a UFMG e a sociedade. "Porque estamos na Praça da Liberdade, um lugar de encontro, o cenário da vida coletiva da cidade. E também apresentamos ciência e saberes populares, consciência e ação", define a diretora. 

O Espaço do Conhecimento UFMG completou 10 anos em março, mas, com a chegada da pandemia ao Brasil, a comemoração foi adiada e será realizada de forma online, de 9 a 12 de dezembro, no YouTube do Espaço. A diretora Diomira Maria Cicci Pinto Faria participou do programa Conexões, contou sobre a trajetória do Espaço e sobre as comemorações dos 10 anos.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Toda a programação será transmitida online pelo YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG e na Fachada Digital do prédio. A programação completa e outros detalhes estão disponíveis no site do museu. Todas as atrações são gratuitas.

Produção e publicação: Jaiane Souza