Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento UFMG retoma atividades presenciais gradualmente

Equipamento cultural integrante do Circuito Liberdade reabriu as portas na última quinta-feira

O Espaço do Conhecimento UFMG retomou ontem, 2 de dezembro, as visitações presenciais do público, de forma gradual, seguindo protocolos de segurança e com limitação da capacidade. Entre as medidas, está a obrigatoriedade do uso de máscara, cobrindo nariz e boca, além do distanciamento de pelo menos 1,5m e higienização das mãos.

A reabertura do Espaço do Conhecimento faz parte da etapa 2 do planejamento de retomada gradual das atividades na Universidade, que prevê ocupação de até 40% em seus espaços físicos. Nesta fase de reabertura, o espaço estará aberto de quinta à domingo, de 12h às 17h e sábado de 12h às 19h. Nesta primeira fase de reabertura da sede, a capacidade ficou estabelecida da seguinte maneira:

Limite de visitantes por dia: 120, ou seja,  20% da capacidade do museu;

Limite de permanência de visitantes simultaneamente: 60 pessoas;

Limite de permanência de visitantes simultaneamente por andar: 12 pessoas;

Limite de pessoas por grupo para a visita simultânea: 4 pessoas.

Todos os andares estarão acessíveis, com exceção do Planetário. Haverá a presença de mediadores em todos os andares, sendo que em cada andar será permitido um roteiro único e direcionado de visitação, apenas contemplativa, sem interações. Todos os ambientes serão sinalizados indicando as limitações. Seguindo o calendário acadêmico, entre 20 de dezembro e 02 de janeiro haverá interrupção no funcionamento.

Equipe: Vitória Fonseca (produção); Amanda Gomes e Daniel Mendes (reportagem); Ravik Gomes (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)

Confira a programação de dezembro:

Lançamento da 3ª temporada da exposição Sertão Mundo

Data e horário: 11 de dezembro, às 10h

Descrição: Concebida para o ambiente virtual, a exposição tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões universais trazidas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida. A inauguração de sua terceira temporada acontecerá durante o último encontro do Educação na Praça em 2021, e contará com cinco novas instalações: Cantigas de Sagarana, Musicando Rosa, Entre a Caatinga e o Cerrado, Recado da Canção e Cartas Para João.

Localização: www.exposicaosertaomundo.com.b...

Informações sobre ingresso/entrada: atividade gratuita, virtual

Educação na Praça - 3° encontro

Data e horário: 11 de dezembro, às 10h

Descrição: Em 2021, o projeto Educação na Praça retornou ao Espaço com um foco reflexivo e formativo baseado na exposição Sertão Mundo e já produziu 2 encontros. Nesta terceira e última edição do Educação na Praça 2021,  será debatido o papel formador e transformador da escrita e da contação de histórias. O  convidado é  Fábio Barbosa, ator, contador de histórias, membro da primeira geração do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim e pesquisador da obra de Guimarães Rosa. Ele é um dos narradores da instalação ‘Cartas para João’ que trará  trechos de cartas de leitores da obra roseana, endereçadas à antiga residência de Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

Localização: www.youtube.com/espacoufmg

Informações sobre ingresso/entrada: Atividade gratuita, live virtual

Visitas mediadas presenciais à exposição Mundos Indígenas

Data e horário: 09, 12, 16 e 19 de dezembro, às 15h

Descrição: Na exposição Mundos Indígenas, o público poderá conhecer mais a fundo os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. Animações, fotografias e vídeos de produções indígenas se unem a cestarias, cerâmicas, ilustrações, redes, flechas e máscaras disponíveis na exposição. O objetivo principal é encantar o visitante com outra maneira de ver e interagir com outros mundos.

Localização: Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Informações sobre ingresso/entrada: 10 vagas para cada visitação, retiradas presencialmente por ordem de chegada na recepção.

Espaço em Rede - Série de 3 vídeos sobre o sertão + 1 contação de história

Data e horário: 06, 13, 20 e 23 de dezembro, às 12h

Descrição:  Oficinas, contações de histórias, jogos e brincadeiras: essas são algumas das ações educativas realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG. Em dezembro, o projeto Espaço em Rede lançará três vídeos conectivos à exposição Sertão Mundo e o universo sertanejo de Guimarães Rosa, além de uma contação de história especial sobre o natal.

Localização: www.youtube.com/espacoufmg e IGTV (@espacoufmg)

Informações sobre ingresso/entrada: atividade gratuita, virtual

Papo em Pauta - Tempo de tela e seus impactos para a saúde de crianças e adolescentes

Data e horário: 14 de dezembro, às 19h.

Descrição: O uso de tecnologias e o avanço dos dispositivos móveis aceleraram a  prática das atividades do cotidiano e têm proporcionado um desequilíbrio no tempo em que passamos em frente às telas.  Os efeitos de uma longa exposição ao tempo de tela podem ser notados em nossa saúde. As crianças e adolescentes também estão expostas diante dessa nova realidade, mas existem prejuízos  para a saúde? Há benefícios? Como se manter alerta para preservar a saúde de seus entes queridos?  Esse tema será discutido na próxima edição do  Papo em Pauta, um ciclo de palestras sobre bem-estar, saúde, cultura e cidadania.

Convidada: Julia Machado Khoury - médica pela UFMG, psiquiatra e psicogeriatra pelo HC-UFMG, mestre e doutora em Medicina Molecular pela UFMG

Mediação: Camila Mantovani, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento

Localização: www.youtube.com/espacoufmg

Informações sobre ingresso/entrada: live aberta ao público Canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube

Descobrindo o Céu - Lives de astronomia

Data e horário: 02, 09 e 16 de dezembro, às 17h.

Descrição: A cada sessão, um tema diferente será abordado. Durante a live “Descobrindo o Céu”, apresentamos o céu de Belo Horizonte, com o apoio do software Stellarium, e o público aprende a localizar as constelações, as estrelas e os planetas. Ainda é possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço.

Temas:

02/12 – O que tem no céu de dia?

09/12 – A morte do Sol

16/12 – Telescópio Espacial James Webb

Localização: www.youtube.com/espacoufmg

Informações sobre ingresso/entrada: atividade aberta ao público Canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube

Espaço Literário: leituras comentadas

Data e horário: 01 e 15 de dezembro, às 17h.

Descrição: a atividade tem o objetivo de  promover o diálogo entre grandes autores e amantes da literatura. Os encontros contam com a mediação de Cláudia Campos Soares, professora da Faculdade de Letras da UFMG e especialista em Literatura Brasileira. No atual encontro, seguimos a leitura comentada de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Localização:  www.youtube.com/espacoufmg

Informações sobre ingresso/entrada: live aberta ao público Canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube.

(Com informações do Núcleo de Comunicação do Espaço do Conhecimento)